Geral Corrupção

MP-PR investiga suspeita de corrupção na Câmara de Vereadores de Palmas

Por G1

22/10/2021 às 15:10:36 - Atualizado há
Câmara Municipal/Divulgação
Segundo o Ministério Público, investigação apura se vereador e arquiteta negociaram emendas para beneficiar empresários em votação do plano diretor de Palmas. Ministério Público investiga suspeita de corrupção na Câmara de Vereadores de Palmas

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) está investigando um vereador de Palmas, na região sul do Paraná, e uma arquiteta de Pato Branco, no sudoeste do estado, suspeitos de negociar emendas para beneficiar empresários durante a votação do plano diretor de Palmas.

Segundo o MP-PR, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na quinta-feira (21), na casa do vereador de Palmas e no comércio dele, na casa da arquiteta e na construtora dela em Pato Branco. Os nomes de ambos não foram divulgados.

Conforme o promotor de Justiça José Oliveira Júnior, os investigados são suspeitos de crime de corrupção passiva.

De acordo com as investigações, os suspeitos teriam procurado empresários propondo que, em troca da contratação dos serviços da arquiteta, conseguiriam atender interesses dos empresários relacionados ao plano diretor a ser votado na Câmara Municipal de Palmas.

Um dos empresários procurado pela dupla não aceitou a proposta e delatou o fato ao Ministério Público.

Nos últimos meses, segundo o promotor, foram aprovadas em primeiro e segundo turno várias emendas ao plano diretor, que foram fundamentadas em projetos encaminhados por essa arquiteta investigada.

A suspeita a ser apurada é se realmente houve alguma combinação entre os investigados ou até mesmo entre outros vereadores.

Os mandados cumpridos foram para apreender documentos que irão ajudar nessa apuração.

Caso seja constatado que o vereador valeu-se do cargo para influenciar nas emendas da Câmara Municipal e que ele fez isso por lobby, para que os empresários contratassem a arquiteta e que tenha ocorrido divisão de lucros, eles serão denunciados por corrupção passiva.

O plano diretor de Palmas define onde se pode construir o que./ se a área é comercial ou apenas residencial./ aí a suspeita que o promotor está apurando é de que por exemplo teria empresário tinha uma industria numa área habitacional e seria interessante pra esse empresario que essa area passasse a ser considerada área industrial: o vereador e a arquiteta são suspeitos de terem procurado esse empresário, oferecer os serviços dela pra elaborar um estudo técnico pra viabilizar e em tese assegurariam que isso seria aprovado pela câmara muncipal./ isso que foi a denuncia recebida.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania