Dia Internacional da Mulher

Pelos Direitos das Mulheres

Por Colunistas Diversos

08/03/2022 às 15:21:43 - Atualizado há

Historicamente, a mulher teve que conquistar os seus direitos ao longo do tempo. O dia Internacional das Mulheres foi reconhecido pela ONU em 1975. A data marca a luta pelo direito ao voto, por condições e reconhecimento pelo trabalho das mulheres, por respeito.

Como gestor em saúde pública, há muitas décadas, a causa feminina me move. Como pediatra, sei da importância da saúde das mães para a boa criação dos filhos. E por este motivo, uma das minhas grandes realizações enquanto gestor público foi a criação do Programa Mãe Curitiba, em 1999. Pioneiro no acompanhamento da gestante e do bebê, o programa ganhou o mundo e foi considerado uma das iniciativas mais efetivas para a saúde da mulher pela Organização Pan-americana de Saúde, a OPAS.

Na Câmara dos Deputados, fui relator do Projeto que trata perda da guarda pelo pai de criança gerada em decorrência de estupro, do projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. E fui autor do Projeto aprovado na Câmara que prevê a apreensão de arma de fogo como medida protetiva à vítima de violência doméstica.

É papel de toda sociedade combater o machismo, a violência de gênero, trabalhar pela igualdade de condições sociais.

Enquanto houver desigualdade entre homens e mulheres, enquanto ainda houver violência por gênero, não podemos deixar de exaltar o dia Internacional das Mulheres.

* Luciano Ducci é médico, deputado federal pelo PSB do Paraná e ex-prefeito de Curitiba.

Comentários

Colunistas Diversos

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Colunistas Diversos