PolĂ­cia Tentativa de estupro

UEPG se pronuncia sobre tentativa de estupro no Campus

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, na manhã desta terça-feira (07), pronunciamento a respeito do caso de tentativa de estupro, ocorrido no final da tarde de 06 de maio.

Por A Rede

07/05/2024 às 12:03:13 - Atualizado hĂĄ
Foto: Wikipedia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, na manhã desta terça-feira (07), pronunciamento a respeito do caso de tentativa de estupro, ocorrido no final da tarde de 06 de maio. Com presença de autoridades universitĂĄrias, Delegacia da Mulher e comando da PolĂ­cia Militar, a instituição prestou esclarecimentos do ocorrido para socorro à vĂ­tima. Durante o pronunciamento, a UEPG anunciou a terceira fase do projeto Rota Segura, com iluminação e a instalação de câmeras de segurança, alĂ©m de projetos para ouvir a comunidade. As câmeras serão instaladas de modo imediato em locais com pouca cobertura.

A instalação das câmeras jĂĄ fazia parte do planejamento institucional. A PolĂ­cia Militar ainda afirmou que irĂĄ ampliar da cobertura de policiamento pelo Campus e continuar as diligĂȘncias para localizar o suspeito. "Eu posso afirmar aos senhores que o Campus UEPG Ă© um dos locais mais seguros que nós temos na nossa cidade. Nos Ășltimos 5 meses, que Ă© o perĂ­odo no qual eu estou no comando, nós tivemos apenas 2 furtos e uma perturbação do sossego", ressaltou o tenente-coronel, Alexandre Lopes Dias. "O Ășltimo crime de maior relevância foi no ano de 2017. Então nós podemos afirmar realmente que dentro da UEPG Ă© um local muito seguro", complementou.

A Delegacia da Mulher esclareceu que estĂĄ trabalhando, junto com a PM, para colher o depoimento da vĂ­tima e elaborar o retrato-falado. O inquĂ©rito jĂĄ estĂĄ em andamento para devidos procedimentos legais. Assim que tomou ciĂȘncia do ocorrido, a UEPG entrou em contato com a PM para acompanhamento do caso e prestarĂĄ atendimento jurĂ­dico e psicológico à vĂ­tima, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Estiveram presentes no pronunciamento as autoridades: Miguel Sanches Neto, reitor; Ivo Mottin Demiate, vice-reitor; Adriana Campagnoli, Procuradora JurĂ­dica da UEPG; Eliane Rauski, pró-reitora de Gestão de Pessoas; Alexandre Lopes Dias, tenente-coronel da PolĂ­cia Militar; e ClĂĄudia KrĂŒger, delegada da mulher. O pronunciamento na Ă­ntegra pode ser conferido no YouTube da UEPG.

NĂșmeros da instituição - A UEPG atualmente conta com 7268 alunos matriculados, com 3.683 acadĂȘmicos que estudam presencialmente nos Campi. São 929 professores e 564 agentes universitĂĄrios que atuam na Universidade. Somente no HU, são cerca de 2 mil funcionĂĄrios. No total, a UEPG tem mais de 14 mil pessoas ligadas à instituição. Somente da comunidade acadĂȘmica, passam pela UEPG cerca de 1500 servidores/professores e mais de 3 mil estudantes. Desde 2017, não foram registradas formalmente ocorrĂȘncias nessas ĂĄreas dentro das imediações do Campus, segundo informações da PolĂ­cia Militar.

GALERIA DE FOTOS

  • Foto: Aline Jasper/UEPG
  • Foto: Aline Jasper/UEPG
  • Foto: Aline Jasper/UEPG
  • Foto: Aline Jasper/UEPG

Esquema de segurança - A instituição trabalha com 41 vigilantes efetivos, mais 36 vigilantes terceirizados. Em Uvaranas, hĂĄ 13 postos de vigilância 24 horas, com 01 encarregado por turno com veĂ­culo tĂĄtico. No Campus Centro, hĂĄ 03 postos de vigilância diurnos e 03 noturnos. Na região da ocorrĂȘncia hĂĄ 7 câmeras de segurança (01 no Bloco G; 04 nos prĂ©dios do Litec e Cetep; e 02 no Observatório Astronômico). A instituição conta, no total, com 250 câmeras de monitoramento, sendo que 112 foram instaladas nos Ășltimos cinco anos. Ainda, hĂĄ uma base da PolĂ­cia Militar em Uvaranas, que presta apoio na segurança do Campus.

Canais de atendimento - HĂĄ canais e projetos que buscam acolher e encaminhar denĂșncias de assĂ©dio e violĂȘncias na UEPG - NĂșcleo Maria da Penha (Numape): 42 98881-0663; NĂșcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij): (42) 3220-3448 e (42) 2102-8942; Canal de Escuta GĂȘnero e Diversidades, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae): 42 3220-3237. O Hospital UniversitĂĄrio da UEPG ainda Ă© referĂȘncia na região para atendimento de pessoas vĂ­timas de violĂȘncia. Caso qualquer usuĂĄrio(a) dos campi da UEPG presencie situações de perigo ou anormalidade, a Vigilância pode ser acionada, por meio do (42) 99912 0004.

Projeto Rota Segura - Em 2019, a UEPG finalizou a segunda etapa do projeto Rota Segura, que resultou na instalação de 268 postes de iluminação led e troca de 50 câmeras de alta definição no Campus Uvaranas. O incremento na iluminação teve inĂ­cio no Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), passou pela rua do bosque das araucĂĄrias, estacionamento da Central de Salas, Blocos E, F, L, M, proximidades do PDE, biblioteca, ĂĄrea do portal e reitoria, rua de ligação entre Centro de ConvivĂȘncia e Bloco G - Educação FĂ­sica. Somadas as duas etapas da Rota Segura, executadas em 2018 e 2019, foram instalados 535 novos postes. A primeira etapa da Rota Segura, concluĂ­da em julho de 2018, instalou 267 postes de iluminação desde a Casa do Estudante atĂ© os blocos E e F, bloco G, pista de atletismo, bosque das araucĂĄrias e Central de Salas de Aula, ColĂ©gio AgrĂ­cola, inclusive a praça, passando pelos blocos L e M.

Das assessorias

Fonte: A Rede
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo