Pol√≠tica Agronegócio

Pesquisas indicam liderança de críticos ao agronegócio em duas capitais do Centro-Oeste

Candidatos cr√≠ticos ao agronegócio aparecem ente as pr√©-candidaturas mais competitivas em duas das tr√™s capitais do Centro-Oeste.

Por Brasil de Fato

21/06/2024 às 13:12:02 - Atualizado h√°

Candidatos cr√≠ticos ao agronegócio aparecem ente as pr√©-candidaturas mais competitivas em duas das tr√™s capitais do Centro-Oeste. As pesquisas mais recentes sobre a corrida eleitoral pelas prefeituras mostram a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) entre os dois l√≠deres pelo governo de Goiânia (GO).

A pr√©-candidata do PT soma 16,5% das intenções de votos na pesquisa divulgada pela Marca Pesquisas & Mercado, do Di√°rio do Poder. Com essa soma, Accorsi aparece empatada tecnicamente com outros dois pr√©-candidatos: o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que tem 17,9%, e o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que aparece com 16,8%.

Por√©m, na √ļltima quarta-feira (19), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que Gayer, pr√©-candidato apoiado por ele, sair√° da corrida eleitoral pela prefeitura de Goiânia. Em seu lugar, entrar√° o deputado estadual Fred Rodrigues (PL).

"Gayer j√° ganhou projeção al√©m dos limites de Goi√°s. Ele √© uma pessoa extremamente importante para nós dentro do plen√°rio brasileiro e at√© fora", explicou Bolsonaro. "Chegamos a um acordo. Essa pr√©-candidatura em Goiânia não ser√° oportuna. Ele [Fred Rodrigues] √© amigo do Gayer, meu amigo, e nós pretendemos levar essa pr√©-candidatura para a frente."

Accorsi mant√©m uma postura cr√≠tica ao agronegócio em seus mandatos. Em 2019, quando era deputada estadual, a petista apresentou um projeto de lei que proibia a pulverização a√©rea de agrotóxicos.

"Os agrotóxicos atingem mananciais, cidades e escolas. Podem ser cancer√≠genos e causar danos graves", explicou Accorsi, na √©poca da tramitação do projeto, que foi arquivado pela Assembleia Legislativa de Goi√°s, após intervenção da Federação da Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento (FAEG). "A pulverização tem resultado ainda na morte massiva de abelhas, cuja vida √© um indicador importante da sa√ļde ambiental de uma determinada região."

Mato Grosso

Em Cuiab√° (MT), o deputado estadual Eduardo Botelho (UB) aparece com 34,5% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa da Percent, divulgada em 4 de junho. Em seguida, est√° o deputado federal Ab√≠lio Brunini (PL-MT), que soma 22,8%. Na terceira posição, o tamb√©m deputado estadual L√ļdio Cabral (PT), com 11,7%.

Botelho, que era filiado ao PSB e mudou este ano para o UB, j√° enfileirou cr√≠ticas ao agronegócio goiano. Em abril de 2021, quando o pa√≠s ainda estava imerso na pandemia, o parlamentar fez um apelo aos produtores rurais da região.

"Quais pessoas vão perder emprego e pagar [o preço da pandemia] enquanto outros estão nadando em berço espl√™ndido? Tem que fazer uma distribuição de renda para o bem de todos", afirmou Botelho.

"Na hora que eles se re√ļnem pra escolher um candidato a senador eles são bons. Re√ļnem, levantam dinheiro, a√≠ eles são 'os caras'. E elegem quem quiserem. Agora, não √© hora tamb√©m de eles virem à frente e fazer uma grande campanha para arrecadar recursos para ajudar os pequenos, as pessoas que estão passando fome? Vamos abrir essa conversa", emendou o parlamentar.

Botelho, que √© presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), defendeu em abril deste ano a criação de um imposto que prev√™ a taxação sobre produtos exportados, como soja, algodão, milho e carne, que seriam revertidos para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação.

"O que nós vamos fazer √© para o povo. Para o povo, para o bem do povo", defendeu Eduardo Botelho no plen√°rio da ALMT.

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande (MS), duas mulheres protagonizam a corrida eleitoral. A atual prefeita Adriana Lopes (PP), que tenta a reeleição, aparece em segundo na pesquisa divulgada pelo Ranking Brasil de Intelig√™ncia no dia 10 de junho deste ano, com 13,4%.

À frente est√° a ex-deputada federal Rose Modesto (UB). Ambas mant√™m boas relações com o agronegócio no estado. A candidata do UB chegou a apresentar um projeto de lei, quando era parlamentar, que pedia a criação da Semana do Agronegócio nas escolas do estado.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo