Grande Curitiba Tempo

Defesa Civil do Paraná monitora condições do tempo e alerta população sobre riscos de desastres naturais

Centro de Monitoramento em Curitiba recebe informações em tempo real do Simepar e repassa orientações às prefeituras. Veja como receber alertas.

Por Ana Krüger, Carolina Wolf, g1 PR e RPC

05/10/2023 às 15:16:49 - Atualizado há
Defesa Civil monitora condições do tempo no Paraná - Foto: RPC Curitiba

Para tentar evitar tragédias, a Defesa Civil do Paraná monitora as condições do tempo e repassa as informações aos municípios. Equipes são treinadas para alertas os moradores sobre os riscos e, principalmente, para atuar em resgates.

No Centro de Monitoramento da Defesa Civil do estado, em Curitiba, os profissionais acompanham mapas que mostram áreas do estado em alerta laranja, por exemplo, com risco de tempestade, vendaval, granizo.


O porta-voz da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal, explica que municípios passaram por treinamentos, para evacuar áreas em casos de risco. Sirenes e carros de som podem ser usados para avisar moradores do perigo de alagamentos e da ameaça de deslizamento de terras.


A defesa civil de cada cidade, segundo o governo estadual, deve saber o melhor momento de colocar o treinamento em prática, antes que seja tarde demais.


"Uma régua no rio que indique para as pessoas que uma altura específica de risco está sendo atingida, e o município vai desenvolver essa metodologia de acordo com a sua capacidade e também para trabalhar com a população, deixar ela bem orientada. Além disso, já identificar os abrigos, os recursos que podem ser utilizados em caso de uma ocorrência para dar esse atendimento", explica o capitão.


O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) envia informações sobre as condições climáticas em tempo real à Defesa Civil, que repassa aos municípios para que se preparem para os riscos dos temporais.


Para a população em geral, o alerta vem em mensagens de texto enviadas a telefones celulares cadastrados.


Elas indicam que situações severas, chuva forte, vento forte, vão atingir a região e que isso pode causar algum desastre.


"O que eu devo fazer? Sair daquela localidade e ir para um local onde não vai ser afetado pela água, normalmente um local mais alto, e para isso evitar passar pelos locas alagados, porque pode ter um obstáculo no meio do caminho e você não conseguir atravessar", orienta o capitão da Defesa Civil.


Estado vulnerável

Porém, na avaliação do geólogo e professor Renato Lima, do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o estado ainda é muito vulnerável na prevenção de tragédias naturais.


"Tem que evitar que a serra deslize, que o rio entre em uma enchente, ultrapasse os limites e inunde, que as áreas alaguem, que tenha fluxo de lama, isso é prevenir. Ou então também é prevenir fazer com que as pessoas não estejam no local onde o rio vai encher, ou não estejam no local onde a serra vai deslizar, e eu acho que a gente tem um longo caminho a percorrer para poder oferecer segurança para uma parte importante da população", avalia.


Para o professor, as mudanças climáticas vão exigir cada vez mais investimentos do poder público na prevenção dos desastres naturais.


"Precisa mais investimento no conhecimento das situações específicas de cada local, precisa mais investimento, porque, conhecendo essas situações, é possível prevenir, e precisa mais investimento na preparação para a resposta, para o enfrentamento da situação de perigo, preparação da comunidade", diz.


Receba os alertas da Defesa Civil

Para receber no celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval, basta:

  • enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199;
  • a Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro;
  • a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo