Política Justiça

Destaque de Moraes adia julgamento no STF sobre desoneração da folha

Por Da Redação

15/10/2021 às 11:16:50 - Atualizado há

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu destaque e suspendeu, desta forma, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6632), que trata da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia.

O julgamento se dava no plenário virtual do STF. Com o pedido de destaque feito por Alexandre de Moraes, o tema agora só retorna no plenário presencial da Suprema Corte. O pedido de destaque tem mesmo esse intuito. Destina-se a indicar que o ministro considera que o tema necessita de maior debate, o que acontece se a discussão se der presencialmente. Com o destaque, porém, ainda não se sabe quando o julgamento retoma. Ele precisará agora ser incluído na pauta das próximas sessões.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

Movida pela Advocacia Geral da União (AGU), a ação é um recurso do governo contra o projeto que prorrogou a desoneração da folha até o final deste ano. E já está em discussão, tramitando neste momento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara projeto que faz nova prorrogação.

Os 17 setores beneficiados com a desoneração alegam que, sem ela, serão obrigados a demitir, aumentando o desemprego no país. A equipe econômica do governo é contrária à medida porque ela implica perda de arrecadação. Na ação, a AGU alega que a prorrogação seria inconstitucional, porque não teria sido definida de onde sairiam os recursos com a perda da arrecadação, o que feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na CCJ, esperava-se a definição desse julgamento para dar sequência à nova prorrogação. Se o STF considerasse que a atual prorrogação era inconstitucional, muitos deputados entendiam que isso prejudicaria a ideia de manter a desoneração por um novo período. Ao mesmo tempo, há discussões na Câmara no sentido de tornar a desoneração permanente e até de ampliar os setores beneficiados por ela.

Relator do projeto que prorroga novamente a desoneração na comissão especial, onde já foi aprovado, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) teme que o tema não volte mais este ano à pauta do STF.

“Seria difícil uma inclusão no plenário presencial ainda este ano, considerando a intensa pauta pendente”, considera Goergen. Para ele, o adiamento da discussão no STF não deve inibir a movimentação no Congresso. “A mobilização agora tem de ser total para aprovarmos a prorrogação da medida para os próximos anos”, prega ele.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania