Litoral Cidades

Dengue assola Guaratuba: cidade lidera casos no Litoral com mais de 9 mil casos e morte confirmada

O alerta para a dengue no Litoral se intensifica.

Por Da Redação

04/06/2024 às 20:10:12 - Atualizado há

O alerta para a dengue no Litoral se intensifica. A última semana foi marcada por um aumento significativo no número de casos e, tragicamente, por duas mortes, uma em Guaratuba e outra em Morretes, conforme o boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (4).

Guaratuba, que já havia decretado situação de emergência em março, enfrenta um surto sem precedentes. O município registrou 1.129 novos casos na última semana, elevando o total para 9.377 – um número assustador que coloca a cidade em estado de calamidade. O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti chegou a 7,14%, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), decretou situação de emergência na área urbana e rural em março, reconhecendo a gravidade da situação e a sobrecarga na rede de saúde. O decreto destaca o aumento de atendimentos relacionados à dengue em toda a rede de atenção, desde a atenção primária até o pronto socorro e o hospital, exigindo a ampliação da equipe assistencial.

A escalada da dengue na cidade é assustadora. O município possui o maior número de casos por 100 mil habitantes do Litoral, com um índice de 25.604, quase quatro vezes maior que o segundo lugar, Morretes (6.235/100 mil).

Ao JB Litoral, a diretora da 1ª Regional de Saúde do Litoral, órgão da Sesa, Carmen Moura, falou sobre a situação da cidade. "Guaratuba vem enfrentando uma situação crítica com número grande de casos. O Município, com apoio do Estado, vem tomando todas as medidas para garantir o atendimento oportuno às pessoas e identificar e eliminar focos da doença. O óbito que foi registrado neste boletim ocorreu em abril e não tinha comorbidades conhecidas", informou.

A situação em outras cidades da região também é preocupante:

  • Paranaguá: 191 novos casos, totalizando 3.246
  • Matinhos: 136 novos casos, totalizando 2.011
  • Antonina: 9 novos casos, totalizando 2.488
  • Pontal do Paraná: 3 novos casos, totalizando 239
  • Guaraqueçaba: nenhum novo caso, permanecendo com 4 casos

No total, o Litoral registrou 1.503 novos casos de dengue na última semana, atingindo 18.203 casos desde o início do período epidemiológico, em 30 de julho de 2023. O número de óbitos também é preocupante, com 6 casos: 3 em Antonina, 1 em Paranaguá, 1 em Guaratuba e 1 em Morretes.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo