Geral destaque

Inmet emite alerta de queda de temperatura para Região Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como “de perigo”, para o declínio acentuado das temperaturas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul.

Por Da Redação

12/05/2024 às 17:50:45 - Atualizado há

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como “de perigo”, para o declínio acentuado das temperaturas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Este fenômeno será sentido entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15), com a previsão de que os termômetros registrem temperaturas até cinco graus Celsius (°C) menores.

Previsão de Chuvas e Temperaturas

Segundo o Inmet, as chuvas deste domingo (12) foram intensas em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. À noite, a concentração de chuvas será na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, informou, que a queda de temperatura começará no sul do estado ainda hoje.

A queda nas temperaturas será provocada por uma frente fria que se formará na segunda-feira (13). À medida que a frente avança pelo oceano, a leste da região Sudeste, levará chuva para o leste de São Paulo. Após a passagem da frente fria, o ar mais frio e seco se estabelecerá, reduzindo as chuvas e provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Na quarta-feira (15), toda a região Sul, além do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, experimentará um declínio significativo de temperatura.

Impacto nas Temperaturas

Nos estados do Sul, as temperaturas cairão drasticamente, motivando o alerta emitido pelo Inmet. No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ficar abaixo de 4°C, especialmente durante as madrugadas e manhãs. "A chuva diminuirá a partir de amanhã, principalmente no Rio Grande do Sul, mas a frente fria que se formará durante a madrugada ainda trará chuvas para o norte do estado. No decorrer do dia, as chuvas avançarão para Santa Catarina e Paraná, dando lugar a uma massa de ar mais frio e seco, com pouca chuva, mas temperaturas muito baixas," explicou Alves.

Durante a tarde deste domingo (12), a temperatura máxima em grande parte do Rio Grande do Sul ficou abaixo de 25°C, enquanto no extremo sul do estado, próximo à fronteira com o Uruguai, variou entre 12°C e 15°C. "À noite, a queda de temperatura se espalhará por outras áreas do estado. Hoje, já há uma queda expressiva devido à chuva e à massa de ar frio avançando da Argentina e Uruguai para o Rio Grande do Sul," acrescentou o especialista.

Previsão para os Próximos Dias

A partir desta segunda-feira (13), na madrugada e durante o dia, as chuvas se concentrarão no norte do Rio Grande do Sul e começarão a avançar por Santa Catarina e Paraná entre segunda e terça-feira. As temperaturas cairão em todas as áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Recomendações

Diante das previsões de declínio acentuado das temperaturas, o Inmet alerta para que a população tome medidas de precaução, especialmente em áreas propensas a baixas temperaturas. É aconselhável vestir roupas adequadas para o frio, proteger-se contra ventos fortes e evitar exposição prolongada ao ar livre.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania