Geral Notícias

Ônibus elétricos vão começar a circular em maio de 2024 em Curitiba

Uma estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) aponta que os primeiros ônibus elétricos devem começar a circular no transporte coletivo da capital em maio de 2024.

Por Da Redação

19/12/2023 às 17:39:25 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Uma estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) aponta que os primeiros ônibus elétricos devem começar a circular no transporte coletivo da capital em maio de 2024.

Na manhã desta terça-feira (19), o projeto de lei que permite a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

A proposta prevê investimento de R$ 317 milhões nos ônibus elétricos de Curitiba e o recurso será incluído no orçamento de 2024. Os veículos serão adquiridos pelas empresas com subsídio da Prefeitura e retornarão ao município em 2025, quando se encerra o atual contrato de concessão.

Veja também:

"O projeto de lei é necessário para permitir o subsídio e assegurar o retorno imediato da frota de ônibus elétricos para a Prefeitura, com o fim do atual contrato de concessão, e também para evitar que a aquisição de elétricos tenha impacto no valor da tarifa. Mesmo com a compra dos ônibus elétricos, não haverá reajuste da tarifa em 2024".

disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Primeiros ônibus elétricos de Curitiba

Os primeiros ônibus elétricos devem rodar no transporte coletivo nas linhas Interbairros II, Interbairros I e Ligeirinhos. 

“Nosso cronograma é começar em maio a aquisição dos veículos, que serão integrados à frota de acordo com o ritmo de produção das fabricantes contratadas”.

disse Maia Neto.

Dos 70 ônibus, 36 são modelo padron piso alto; 28 articulados de piso alto; e 6 padron piso baixo. 

De acordo com o projeto, a Prefeitura, por meio da Urbs, subsidiará a compra dos ônibus, que serão revertidos ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) ao fim do contrato de concessão.

Segundo um estudo da Urbs, os ônibus elétricos têm um custo, ao longo dos anos, inferior ao dos movidos a diesel. Ao longo de 16 anos, a aquisição dos 70 ônibus elétricos representará uma economia de custos da ordem de R$ 147 milhões em relação à compra dos mesmos 70 ônibus a diesel.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania