Polícia Delegacia Cidadã

Contrato de construção da Delegacia Cidadã em Colombo é rescindido; obra está inacabada

Obra enfrenta um histórico de atraso. Delegacia deveria ser entregue em 2021 e custaria R$ 3,6 milhões aos cofres públicos.

Por g1 PR e RPC

20/09/2023 às 11:57:43 - Atualizado há
Prédio começou a ser construído e, conforme o governo, atualmente, 81% da obra está concluída, ou seja, não se encontra em condições de uso - Foto: Reprodução/RPC

O contrato de construção da Delegacia Cidadã de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba foi rescindido e a obra está inacabada, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR).

A obra enfrenta um histórico de atraso. De acordo com o governo do estado, a delegacia deveria ser entregue em 2021 e custaria R$ 3,6 milhões aos cofres públicos.


O prédio começou a ser construído e, conforme o governo, atualmente, 81% da obra está concluída, ou seja, ainda não se encontra em condições de uso.


De acordo com a Sesp, o motivo para a rescisão foi o não cumprimento de um termo de ajustamento de conduta pela empresa responsável. O órgão informou que foi feito um levantamento do que falta para a conclusão da obra.


Por conta da rescisão, será necessário fazer uma nova licitação.


O órgão não informou se quando o contrato foi rescindido, nem deu um novo prazo para a conclusão da obra e não houve a divulgação de um novo valor que ela custará.


Histórico de atraso

Em março de 2022, a Sesp afirmou que, apesar do atraso, a previsão de conclusão da obra era no segundo semestre daquele ano. Em dezembro de 2022 uma nova data foi anunciada pelo órgão, para março de 2023.


Na ocasião, a secretaria informou que a empresa responsável pela obra havia entrado em processo de recuperação judicial. Por conta disso, realinhou os prazos em função da necessidade de juntada de documentos por parte da empresa.


Moradores relatam furtos

Moradores da região relatam transtornos causados pela obra. Adriana da Silva, que mora próximo ao local há três anos, conta que frequentemente a construção é furtada.


"Não tem tomada, não tem mais fio, não tem mais as placas de informática que o pessoal da polícia precisa para trabalhar, que tinha tudo... Foi roubado ar condicionado, portas... foi roubado tudo", diz


Delegacia Cidadã

A promessa da Delegacia Cidadã era um lugar com infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes.


Segundo o governo, entre as diferenças para as estruturas comuns estão a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.


No Paraná há ao menos outras 5 delegacias cidadãs, que reúnem diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania