Geral Destaques

Discutir emprego e renda é tratar da vida real, avalia Romanelli

Assessoria   O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) presidiu nesta terça-feira, 14, a terceira reunião da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa, que debateu questões como mercado de trabalho, qualificação profissional e geração de renda nas cidades paranaenses.

Por Da Redação

15/05/2024 às 16:09:41 - Atualizado há

Assessoria

 

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) presidiu nesta terça-feira, 14, a terceira reunião da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa, que debateu questões como mercado de trabalho, qualificação profissional e geração de renda nas cidades paranaenses.

"Realizamos um debate importante, que interessa aos municípios e às pessoas. Discutir emprego e renda é tratar da vida real. É no município que a economia acontece e é lá que as oportunidades de emprego precisam ser criadas", afirmou Romanelli, que é coordenador da Frente Municipalista do legislativo e também já foi secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda. "É um tema que faz parte da minha agenda de trabalho".

Segundo o deputado, o Paraná vive um ciclo econômico virtuoso, e tem uma das menores taxas de desemprego do Brasil, mas reforçou que o desafio é vencer a falta de qualificação. "O mercado de trabalho é uma área para lá de desafiadora e, efetivamente, uma grande parte dos trabalhadores que ainda estão desempregados é por falta de qualificação profissional", considerou ele, acrescentando que qualificação também melhora a renda.

"Nossa missão é impulsionar o desenvolvimento e a atração de empregos, principalmente com um olhar aos pequenos municípios", apontou o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, que é prefeito de Santa Cecília do Pavão. Ele salientou a importância da Frente Parlamentar Municipalista debater o tema e abrir espaço para a apresentação de iniciativas que podem contribuir com a geração de vagas no Interior.

Sinergia – A reunião da Frente Municipalista abriu espaço para a apresentação de política públicas realizadas pela secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, além de programas de qualificação e formação profissional realizadas por entidades do Sistema S. "A Frente Parlamentar traz esse debate da empregabilidade para que possamos criar uma sinergia", avaliou João Alberto Soares de Andrade, que é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e falou sobre os cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), coronel Sérgio Malucelli, e o supervisor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat/PR), Roberto Teixeira Freitas, apresentaram os modelos de formação profissional para o setor de cargas e de logística, que é um segmento fundamental para todas as cadeias produtivas.

O sistema de qualificação para o comércio, serviços e turismo foi apresentado pelo diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Carlos Sotti, e por Sidnei Lopes de Oliveira, diretor de infraestrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). As duas instituições estão vinculadas à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-Pr).

A diretora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Debora Grimm, falou sobre a qualificação para atividades do campo, enquanto Ketlyn Zipperer Mali, especialista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), uma das instituições da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), apresentou iniciativas para a formação trabalhadores de cooperativas.

O economista da Força Sindical do Paraná, Cid Cordeiro, também fez uma explanação sobre as necessidades do mercado de trabalho e sobre renda. Segundo ele, uma das medidas necessárias para desenvolver o mercado de trabalho paranaense é um mapeamento das necessidades e potencialidades regionais.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania