Geral

Migrantes são mais propensos a trabalhos exploratórios

Curitiba é o município brasileiro que mais recebeu migrantes venezuelanos desde abril de 2018 até o fim de dezembro de 2022.

Por Da Redação

31/07/2023 às 11:23:47 - Atualizado há
Migrantes são mais propensos a trabalhos exploratórios

Curitiba é o município brasileiro que mais recebeu migrantes venezuelanos desde abril de 2018 até o fim de dezembro de 2022. São cerca de 6mil venezuelanos acolhidos na capital paranaense, segundo o Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade.
No Paraná, a maior parte dos migrantes são venezuelanos, haitianos e cubanos. Há um Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM/PR).

Veja mais:

Desde 2016, mais de 31.600 migrantes de 60 nacionalidades receberam assistência no centro. Beatriz de Melo Silva, assessora Técnica da CEIM PR. Ressalta que há dificuldade para validação dos diplomas emitidos no exterior, um procedimento caro e demorado, boa parte deles passam a exercer funções diferentes das profissões que tinham no país de origem.

Segundo o pesquisador em Imigração, Pedro Marchioro, a situação destes trabalhadores os expõe a aceitar condições de serviço precárias, muitas vezes sem garantias de segurança, salubridade e benefícios.

Para a professora de Sociologia do Trabalho da UFPR, Maria Aparecida Bridi, eles também são mais propensos a trabalhos terceirizados. Ela avalia que há uma soma de fatores que favorecem trabalhos menos estáveis.


O CEIM desempenha um papel importante na inclusão dos migrantes no mercado de trabalho paranaense e na orientação sobre direitos e documentação, como explica a assessora Beatriz


O CEIM fica na rua Desembargador Westphalen, nº 15, no 13º andar e funciona das 8h30 às 17h30.

Reportagem: Amanda Yargas

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo