Geral tá sabendo

Vítima desaparecida na explosão de cooperativa está no túnel do armazém 3, diz Corpo de Bombeiros

Por Nosso Dia

29/07/2023 às 14:13:35 - Atualizado há
Nosso Dia

O trabalhador identificado como Mackenson Murat, vítima da explosão na cooperativa agroindustrial C.Vale de Palotina, no interior do Paraná, está em um túnel. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que fez uma atualização das informações na manhã deste sábado (29). Murat está há quatro dias desaparecido. Oito trabalhadores morreram e onze ficaram feridos. As informações são da Catve.

O tenente-coronel Rogério de Lima Araújo do Corpo de Bombeiros disse que a vítima está no túnel do armazém 3, onde já foi acessado pela parte da frente por aproximadamente 25 metros.

"(...) Nós adentrando ao túnel, se ele estiver inundado de grãos, o que é uma possibilidade, nós temos que ir retirando o grão e acessando até acessar a vítima. [?]. Esse armazém ali tem 80 metros de extensão, nos conseguimos adentrar 25/300 metros da parte da frente e a parte de trás estamos tentando acessar", afirmou.

Segundo o tenente, ainda não houve contato verbal com o trabalhador e que o cão também não sinalizou. Para auxiliar no deslocamento do cão, escoras com madeirite foram colocadas para que ele pudesse andar sobre os grãos.

Trabalhos

Desde a noite de quinta-feira (27), estão sendo retiradas toneladas de grãos do local para fazer a desobstrução da entrada do túnel.

No galpão, há cerca de 11 mil toneladas de grãos e, ao todo, foram retiradas cerca de 50 toneladas de forma otimizada. Segundo o comandante, não será necessário retirar todo o montante, mas sim parte dele. Cinco máquinas são utilizadas para aspirar o material e uma saiu de Curitiba para auxiliar nos trabalhos.

O tenente-coronel explica que agora há ventilação, com a instalação de um exaustor. Antes havia presença de monóxido de carbono, resultante da explosão. No entanto, com o equipamento de ventilação é possível trabalhar com segurança.

"Ele (o exaustor) permite as trocas de gás. A norma exige 30, nós estamos com 50 trocas por hora. Então nós estamos bem ventilados, seguros, pra trabalhar nesse túnel", explica.

O governo do Paraná confirmou na tarde desta quinta-feira, 27, que sete das oito vítimas da explosão tinham nacionalidade haitiana; uma das vítimas era brasileira.

Vítimas da explosão em Palotina

Donald ST Cyr - 24 anos (haitiano);

Jena Ronald Calix - 27 anos (haitiano);

Jean Michee Joseph - 29 anos (haitiano);

Reginaldo Gegrard - 30 anos (haitiano);

Michelet Louis - 41 anos (haitiano);

Eugênio Metelus - 53 anos (haitiano);

Saulo da Rocha Batista - 53 anos (brasileiro);

Wicken Celestin - 55 anos (haitiano).

Nota da C.Vale

Em comunicado, o Corpo de Bombeiros informou que "a C.Vale estava em conformidade com as normas de segurança". Peritos da Polícia Científica do Paraná acompanham as buscas pelo trabalhador que está desaparecido, e a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo