Geral destaque-editoria

Pedidos de recuperação judicial batem recorde em 2023

O número de empresas que teve que recorrer à recuperação judicial para continuar sobrevivendo, bateu recorde neste primeiro semestre do ano.

Por Da Redação

27/07/2023 às 13:52:44 - Atualizado há
Pedidos de recuperação judicial batem recorde em 2023

O número de empresas que teve que recorrer à recuperação judicial para continuar sobrevivendo, bateu recorde neste primeiro semestre do ano. Foram mais de 400 negócios, em todo o País, que recorreram a este remédio legal para fugir da falência. Um dos setores mais afetados pela tendência crescente de pedidos de recuperação judicial é o varejo, devido aos altos custos do aluguel de lojas e do crédito e a queda do poder de compra da população.

Um estudo realizado pela Serasa Experian indica que apenas quatro em cada 100 empresas brasileiras que solicitam recuperação judicial conseguem sair formalmente desse processo.  Mas, aqui no Paraná, grupo Blokton faz parte da minoria que conseguiu restabelecer a saúde financeira por meio do pagamento de dívidas aos credores.

A recuperação judicial da Blokton iniciou em fevereiro de 2014 e foi encerrada em maio de 2022, por meio de gestão inteligente e investimentos em transformação digital. Nesse período, a empresa que está no mercado há 27 anos, cresceu e acabou se consolidando como a maior rede de concessionárias Honda de motocicletas 0 km do Paraná.

De 2018 a 2022, ainda em regime de recuperação judicial, o grupo registrou crescimento de 75% na receita e projeta um aumento adicional de 14% até o fim deste ano.

Ao longo de 2023, serão investidos mais de R$ 8 milhões em diferentes áreas, com destaque para a renovação do layout das 22 lojas do grupo, seguindo o novo padrão Honda, e haverá ainda a implementação de novas tecnologias da informação e de sistemas.

Atualmente, a Blokton é responsável pela venda de uma em cada cinco motocicletas zero-quilômetro no Paraná. Segundo dados da empresa, a rede é responsável por ocupar 19% da fatia do mercado paranaense.

Como a concessionária de motocicletas conseguiu sair da recuperação judicial e ainda conquistar resultados positivos?

De acordo com informações que me foram passadas pelodiretor-geral da Honda Blokton, o empresário Marcello Marcondes de Macedo, os resultados positivos conquistados nos últimos anos são fruto de uma transformação iniciada em 2018, quando o grupo adotou uma abordagem voltada para a concessionária do futuro.

Essa abordagem incluiu o foco na excelência do atendimento, agilidade em todas as etapas de venda e pós-venda, capacitação e motivação dos gestores e colaboradores, uma estratégia bem definida com metas e objetivos claros, além de investimentos em tecnologia e atualização das lojas.

A concessionária também implementou projetos inovadores, como a venda de consórcios de maneira online, que se mostrou essencial durante a pandemia. Aliás, esse novo formato impulsionou o negócio e permitiu concretizar muitas vendas, antes mesmo que outras concessionárias adotassem essa modalidade.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania