Política Destaque

Alep realiza Audiência Pública sobre Autismo, com presença de palestrantes renomados

Por Colaboração Assessoria de Imprensa

03/04/2023 às 23:59:23 - Atualizado há


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AUTISMO – Foto: Orlando Kissner


Nesta segunda-feira (03), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) através da Deputada Estadual Flávia Francischini realizaram uma Audiência Pública sobre Autismo, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que ocorreu no último domingo (2). O objetivo do evento foi fomentar a causa do autismo, promover a inclusão, buscar os seus direitos, adquirir respeito e receber demandas da população para criar políticas públicas em prol da comunidade autista.

A Audiência contou com a presença de palestrantes renomados que convivem e tratam diariamente pessoas autistas, como o Doutor Paulo Bittencourt, médico neurologista e neurofisiologista há 47 anos; Ledi Almeida, que é Psicopedagoga; a Diretora e Psicóloga da Self Center Clínica Maria Helena Jansen; o Dentista Especialista em Odontopediatria, que é referência em atendimento para crianças autistas, com síndromes e deficientes Edson Higa; Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que atua como Presidente da Comissão para o assunto Autismo dentro da PMPR, Jonas Emmanuel Benghi Pinto; e o Major da Polícia Militar Valter Ribeiro da Silva, que possui pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, que é um dos autores do manual de procedimentos em ocorrências envolvendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Além dos palestrantes também estiveram presentes os representantes do Poder Judiciário, desembargador presidente do TRE/PR Dr. Wellington Emanuel Coimbra de Moura e representando o Poder Executivo Secretário de Justiça Santin Roveda, além de vereadores e prefeitos de diversos municípios, professores, catequistas, tutores de crianças autistas, entre outras autoridades e civis.

Além de parlamentar, Flávia Francischini também é mãe de um anjo azul. "Hoje tenho a oportunidade de fazer a nível estadual o que estava fazendo como vereadora, como a Audiência Pública e a Lei Rodas de Conversa, que criei na Câmara Municipal de Curitiba, que já foi sancionada, inclusive nesta semana enviamos um expediente Secretaria de Educação de Curitiba, porque não tivemos

ainda a comunicação da efetiva aplicação da lei", comenta Flávia que diz que irá continuar buscando inclusão e respeito pelos direitos.

A deputada Flávia Francischini, que luta há mais de 10 anos pela bandeira do autismo, já protocolou três Projetos de Lei (PL) em prol das pessoas com autismo, um deles é o fim dos sinais sonoros nas escolas. Entre eles também o Projeto de Capacitação das Forças Armadas tem o intuito de implantar dentro das instituições de forças policiais do Estado do Paraná, a formação e capacitação profissional voltadas ao atendimento de ocorrências envolvendo pessoas com autismo.

Além disso, um dos temas muito discutidos na Comissão refere-se à questão de como reconhecer e atender autistas em situação de risco, por exemplo em uma multidão, em um jogo de futebol ou até mesmo em uma abordagem rotineira. "Conversei com a Polícia Militar do Paraná, que prontamente abraçou a ideia e aceitou. Isso é a segurança pública andando ao lado da inclusão".

"Como já conhecemos o autismo sabemos que temos que tratar diariamente sobre o tema inclusão, mas isso só acontecerá compartilhando informações e conhecimentos com quem ainda precisa aprender sobre o assunto. Mas isso é só o começo da nossa jornada nesta Casa de Leis pela inclusão para todos que necessitam", finaliza ela.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo