Política Atos golpistas

Vereadora e 14 suplentes estão entre presos por atos golpistas em Brasília

Políticos estão presos no Distrito Federal depois de terem participado do ataque terrorista a Brasília em 8 de janeiro. Odete Enfermeira é parlamentar na cidade de Bom Jesus (SC) e demais presos são de oito estados.

Por Direto do Poder

17/01/2023 às 16:13:02 - Atualizado há
Foto: Reprodução/arte g1

Uma vereadora e 14 políticos suplentes nas eleições de 2020 ou 2022 estão entre o grupo de presos no Distrito Federal pelo ataque terrorista praticado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 8 de janeiro, um grupo de golpistas invadiu a Praça do Três Poderes e atacou as sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário nacional para derrubar o governo eleito.

A vereadora Odete Correa de Oliveira Paliano, a Odete Enfermeira (PL), possui mandato em Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina. Os outros políticos estão na linha sucessória para ocupar os cargos de vereador (11), deputado estadual (2) e deputado federal (1).

Os candidatos a deputado (federal e estadual) são suplentes até 2026, data da próxima eleição para o cargo. Já os suplentes de vereador seguem suplentes até 2024, disputa da eleição municipal seguinte.

Os estados com políticos presos são MG (3); MT, PR, RS, SC e SP (2); ES e RO (1).

Os presos são suspeitos de praticarem os crimes de golpe de Estado, ato terrorista, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano ao patrimônio público.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo