PolĂ­tica

Conferência de Bispos pede apuração "irrestrita" de denúncias da CPI

Por Congresso em Foco

09/07/2021 às 13:01:22 - Atualizado hĂĄ

A ConferĂȘncia Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta sexta-feira (9) na qual cobra uma apuração "irrestrita e imparcial" sobre todas denĂșncias feitas à CPI da Covid de supostas irregularidades cometidas pelo Poder Executivo durante a pandemia de covid-19.

No documento, a instituição reforça a necessidade de "defender as vidas ameaçadas, os direitos respeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade". "A trĂĄgica perda de mais de meio milhão de vidas estĂĄ agravada pelas denĂșncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da covid-19", afirma a CNBB.

"Apoiamos e conclamamos às instituições da RepĂșblica para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denĂșncias, com consequĂȘncias para quem quer que seja, em vista de imediata correção polĂ­tica e social dos descompassos", diz a nota.

Na avaliação do grupo, a "sociedade democrĂĄtica brasileira" atravessa "um dos perĂ­odos mais desafiadores da sua história". "A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos", afirma a CNBB em outro trecho do documento.

Leia, na Ă­ntegra, a nota divulgada nesta sexta-feira:

"A ConferĂȘncia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrĂĄtica brasileira estĂĄ atravessando um dos perĂ­odos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos.

A trĂĄgica perda de mais de meio milhão de vidas estĂĄ agravada pelas denĂșncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19. "Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes pĂșblicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenĂĄrio desolador, no qual a corrupção ganha destaque." ( CNBB, Mensagem da 56ÂȘ. Assembleia Geral ao Povo Brasileiro, 19 de abril de 2018).

Apoiamos e conclamamos às instituições da RepĂșblica para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denĂșncias, com consequĂȘncias para quem quer que seja, em vista de imediata correção polĂ­tica e social dos descompassos.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom MĂĄrio Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
SecretĂĄrio-geral da CNBB"

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania