Educação educação básica

PET Litoral Social apresenta UFPR a estudantes da educação básica e do terceiro ano do ensino médio

Por Da Redação

19/05/2022 às 20:39:22 - Atualizado há

Estudantes do Programa Educação Tutorial Litoral Social (PET LS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvem a atividade de extensão “Conexão Universidade Escola” para apresentar a UFPR Litoral aos estudantes da educação básica do litoral do Paraná. O objetivo é a ampliação das capacidades humanas por meio da qualificação superior ou tecnológica.

O PET LS teve seu início em 2014, com uma atividade de pesquisa que objetivava conhecer as intenções futuras dos adolescentes e jovens do último ano do ensino médio. À época, foram programadas visitas em todas as escolas públicas dos municípios do litoral paranaense, no período das inscrições do vestibular da UFPR. De 2015 a 2019, o Grupo passou a realizar visitas nas escolas para divulgar a existência da UFPR Litoral e as formas de acesso e permanência – como uma ação de extensão. Durante as atividades remotas na UFPR, a iniciativa ocorreu por meio da divulgação de informações nas redes sociais do grupo.

A professora Mayra Taiza Sulzbach, tutora do Programa, explica que, pelo fato do PET LS ser um Grupo do Programa PET Nacional, a tutoria e os estudantes mudam com base nas periodicidades regulamentadas. “Depois de seis anos afastada do Programa, em agosto de 2021 retomei as atividades de tutora, passando a rediscutir a finalidade de origem da proposta: a ampliação das capacidades humanas. O objetivo é divulgar aos adolescentes oportunidade por meio da qualificação superior ou tecnológica disponível em instituições públicas no local ou próximas de onde vivem”, afirma.

O grupo discute a proposta e busca firmar parcerias com outras instituições públicas, de maneira a reduzir as barreiras de acesso à educação superior e profissional tecnológica. São parceiros do PET LS o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá do Estado do Paraná – que integra as escolas e o público-alvo da proposta; o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado do Paraná, que presta apoio no processo de obtenção e regularização do Registro Geral do público-alvo; e as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que prestam apoio com relação ao Cadastro Único (CadÚnico) e ao fornecimento do Número de Identificação Social (NIS), com a possibilidade de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFPR.

As ações ocorrem de segunda a quinta, entre 9 a 26 de maio, nos três turnos, a partir do primeiro horário de aula. Trata-se do período de recesso escolar, em 2022, dos estudantes universitários. Para a professora Mayra, o público-alvo poderia ser mais amplo, com a inclusão de todos estudantes do ensino médio. Devido à escassez dos recursos humanos para a atividade, ela explica a decisão de ampliar as oportunidades aos adolescentes do terceiro ano do ensino médio – por estarem vivenciando rupturas sociais, como o término das responsabilidades da educação oferecida pelo Estado e da subsistência pela família.

Atuam no PET LS 12 estudantes. Em cada sala de aula, é fixado um cartaz com as redes sociais da UFPR e do grupo, além de QR Code para que os estudantes possam obter informações sobre o acesso e a permanência para formação superior na instituição. Os extensionistas solicitam que o cartaz permaneça na sala durante o ano letivo, para que os estudantes possam ter disponíveis os canais de comunicação para outras orientações, como as relativas ao vestibular e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Por Seção de Comunicação (Secom) da UFPR Litoral

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo