Geral Canal Tech

Velozes e Furiosos 9: Como Han pode estar vivo?

Por Luciana Pombo

03/07/2021 às 22:13:56 - Atualizado há

F9 foi um verdadeiro fan service para os fãs de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Isso porque, 15 anos após o terceiro filme da franquia que curiosamente não contava com Vin Diesel ou Paul Walker no protagonismo, o diretor Justin Lin estabeleceu o universo cinematográfico que introduziu em 2006 com o longa-metragem centrado em Sean Boswell e Han Lue.

Atenção! Esse texto contém spoilers!

(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

No entanto, pela ordem cronológica de acontecimentos da saga, Desafio em Tóquio acontece logo depois de Velozes e Furiosos 6, quando Gisele Harabo (interpretada por Gal Gadot) se sacrifica para salvar Han dos criminosos que tentavam capturar Mia Toretto. Visando cumprir a promessa que fez para a namorada, Han viaja à Tóquio e começa um novo capítulo de sua vida: abre sua própria garagem e começa a se envolver com pilotos de drift e de corridas clandestinas na capital japonesa. É lá que ele conhece o jovem Sean Boswell, protagonista do terceiro filme da saga que acabou tornando-se um grande amigo de Han.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Durante uma corrida para "resolver os problemas no asfalto" em Desafio em Tóquio, Takashi, sobrinho de Kamata, um chefe da Yakuza, persegue Sean pelas ruas japonesas, mas não consegue alcançá-lo. Han protege Sean de Takashi, mas seu carro acaba sendo detonado por outro. O automóvel capota e fica as rodas para cima e Han não consegue escapar antes do veículo explodir.

A morte de Han em Desafio em Tóquio (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Fica subtendido, então, que Han morreu nessse acidente, mas, na cena pós-créditos de Velozes e Furiosos 6, o diretor Justin Lin sugere que na realidade a grande culpa pela morte dele seja do irmão de Owen, Deckard Shaw, que dirigia o carro que bateu no de Han. O assassinato dele é apenas o pontapé inicial para todas as tragédias que a família de Toretto e O'Conner vivem em Velozes e Furiosos 7, que inclusive mostra todos os personagens presentes em seu velório.

Mas se Han morreu de fato em Tóquio, como que é possível ele estar vivo em F9, visto que os acontecimentos se encaixam anos após o Drift no Japão? O próprio filme explica — e envolve Han como peça-chave para todo esse universo cinematográfico que Justin Lin propõe.

Como Han está vivo após seu fim em Desafio em Tóquio? (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Como Han sobreviveu em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio?

O grande responsável por manter Han vivo é Mr. Nobody, personagem cuja primeira aparição aconteceu em Velozes e Furiosos 7, interpretado por Kurt Russell. O contexto de sua introdução na franquia estava diretamente ligado a Han: acionado por Hobbs, Nobody agora precisa da ajuda da equipe de Toretto para resgatar o vírus God's Eyes, elaborado pela hacker Ramsey. Em troca do projeto tecnológico, o agente ajudaria Dominic, Brian e o resto da família a capturarem Shaw.

Mas a questão é: Han já estava sendo dado como morto em Velozes e Furiosos 7, então como que um personagem que só foi introduzido nesse filme poderia estar de alguma forma envolvido com a sobrevivência dele? É simples: Mr. Nobody tem uma história que vai além do capítulo sete da franquia. Ao saber da morte de Gisele Yashar, o agente foi para Tóquio atrás de Han, oferecendo proteção em troca de um dispositivo chamado Projeto Áries.

Quem é vivo sempre aparece (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Esse aparelho, obviamente, fazia parte de algo muito maior do que Han imaginava — e logo o personagem começou a correr um sério perigo por estar envolvido no roubo da tecnologia. Embora cumprisse a promessa de recuperar o Projeto Áries, Han conheceu uma jovem chamada Elle, cujos pais estavam guardando o dispositivo e o travaram com seu DNA. Quando os donos do projeto foram assassinados, Han acolheu Elle e a escondeu em sua casa, em Tóquio.

Visando esconder Han e consequentemente Elle, Mr. Nobody armou a morte do piloto de uma forma bastante convincente. “Minha morte se tornou a melhor maneira de permanecer vivo”, diz Han a Dom e ao grupo em F9, explicando sua ausência sem avisar nenhum dos outros integrantes da família.

Tudo é possível na família Toretto, aparentemente (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Embora sem tantas explicações e deixando um pouco a desejar, o retorno de Han para os filmes é definitivamente um fan service para o público da saga que abre margem para diversos questionamentos de eventos da franquia: se Han está vivo, será que Gisele também está? Estaria Mr. Nobody escondendo a namorada do personagem desde o filme seis? Uma vez que nunca vimos o corpo da personagem interpretada por Gal Gadot, a chance é alta — e visto que em F9 os carros agora são capazes de irem para o espaço, tudo é possível quando se trata de Velozes e Furiosos.

F9 ou Velozes e Furiosos 9 está em cartaz nos cinemas brasileiros. Os demais filmes da franquia estão disponíveis no catálogo do Telecine.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania