SaĂșde COVID-19

Covid-19 afeta os testículos e causa infertilidade, aponta estudo

Por Olhar Digital

25/02/2022 às 03:20:39 - Atualizado hĂĄ

Apesar de ser uma doença essencialmente respiratória e atingir com mais força pulmões e vias aéreas, a Covid-19 afeta outros órgãos do corpo humano. Entre as partes afetadas, nos homens, estão os testĂ­culos. Por conta disso, a Covid-19 foi apontada como causadora de infertilidade e diminuição da libido.

Um estudo, realizado na Universidade de Hong Kong, na China, com modelos animais, mostrou que hamsters infectados pelo vĂ­rus da Covid-19 sofreram mais com infertilidade e diminuição da libido. As complicações foram observadas em infecções tanto pela variante delta, quanto pela ômicron.

Diminuição da contagem de espermatozóides

Entre as caracterĂ­sticas apresentadas pelos animais infectados, estão quedas acentuadas na contagem de espermatozóides e nos nĂ­veis de testosterona. Além disso, os animais também tiveram uma redução no tamanho e no peso dos testĂ­culos.

Outro ponto de atenção foi o surgimento de inflamações e hemorragias agudas nos testĂ­culos, e a morte de tecidos nos tĂșbulos seminĂ­feros, que são responsĂĄveis pela produção de espermatozóides. Segundo a equipe, o vĂ­rus também pode diminuir o desejo sexual e a subfertilidade entre os homens.

Os pesquisadores afirmaram que os quadros de degeneração, inflamação e morte do tecido dos testĂ­culos tendem a ocorrer entre sete dias e quatro meses após a infecção. Contudo, a vacinação foi em evitar esses tipos de complicação, de acordo com o estudo.

OMS pede cautela

OMS pediu cautela na avaliação de estudos que apontem consequĂȘncias mais graves da Covid-19. Crédito: OMS/Divulgação

Apesar de diversos estudos apontarem consequĂȘncias bastante graves da Covid-19, como a inflamação nos testĂ­culos, diminuição da libido e infertilidade, a Organização Mundial da SaĂșde (OMS) pediu cautela na observação dessas pesquisas.

De acordo com funcionĂĄrios da organização, estudos como o realizado na Universidade de Hong Kong tĂȘm um excesso de crĂ­ticas na busca de sinais de gravidade das infecções. Os membros da entidade defendem que o nĂ­vel de gravidade em ambiente de laboratório é muito diferente do mundo real.

Via: Live Mint

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania