Política País

União Brasil terá candidatura própria ao Planalto, diz Bivar

Por Da Redação

26/11/2021 às 21:04:03 - Atualizado há

Após o desentendimento de informações na cúpula do União Brasil sobre a possível desistência de candidatura do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o presidente Luciano Bivar afirmou que o partido ainda tentará emplacar uma candidatura própria para a presidência em 2022.

“O União Brasil vai ter um candidato próprio nas eleições do próximo ano. Pode não ser o Mandetta porque ele está em dúvida, mas nós teremos um nome”, disse Bivar ao Congresso em Foco.

No entanto, o presidente da futura sigla diz que ainda é cedo para apontar os nomes disponíveis ao partido.

Além do ex-ministro, o partido contava com outros dois nomes para a corrida eleitoral: Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional e Datena, apresentador. Porém, ambos seguiram em direção ao PSD. Pacheco ainda não se declara candidato ao Planalto, enquanto Datena pretende tentar uma vaga no Senado.

Angústia de Mandetta

Durante um jantar na terça-feira (22) entre Mandetta e lideranças do União Brasil, o ex-ministro da Saúde sinalizou que estaria traçando sua candidatura como senador pelo Mato Grosso do Sul. Luciano Bivar, Antônio Rueda, o secretário-geral da nova legenda, ACM Neto, e o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) estavam presentes na ocasião.

“Ele queria tomar uma definição para a vida partidária dele no Mato Grosso do Sul. Nós não o questionamos e vimos como desistência”, disse o presidente da futura sigla.

Na última quinta-feira, Mandetta veio a público esclarecer que seu nome continuava à disposição do partido.

 

Aliança com Moro

Apesar do entusiasmo da cúpula da União Brasil com a candidatura do ex-juiz Sergio Moro, o presidente Bivar vê que ainda não é o momento de compor apoio a outros candidatos que não sejam do próprio partido.

“Estamos conversando com Moro. Temos simpatia com ele, mas também temos simpatia com o Bruno Araújo e nem por isso vamos ter aliança com o PSDB. A mesma coisa com a Simone Tebet. Todos somos políticos e todos temos que trocar ideias”, disse.

Novo partido

União Brasil é o resultado da junção de dois partidos: DEM e PSL, antiga sigla do presidente Jair Bolsonaro. Uma vez unidos, o presidente do PSL, Luciano Bivar, ficou também com a diretoria da nova sigla. ACM Neto, presidente do DEM, abriu mão do cargo para sair como candidato a governador da Bahia.

Apesar de ter dirigentes ex-aliados de Bolsonaro em 2018, o novo partido também diz que não prevê estar junto do presidente nos palanques de 2022. “Não temos possibilidade de estarmos juntos em um palanque. As pautas se bifurcaram e não temos mais alinhamento”, afirmou.

Entusiastas à reeleição do presidente Bolsonaro deverão deixar a sigla quando abrir a janela partidária – período de mudança de partido – para seguir o chefe do Executivo.

Nas eleições de 2022, o partido concentrará verba superior a R$ 1 bilhão em fundos eleitoral e partidário.

A legenda também vai reunir a maior bancada da Câmara dos Deputados, quando homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dirigentes preveem a eleição ou reeleição de pelo menos 70 deputados e 16 senadores.

Outro foco do União Brasil são estados. O partido mira eleger em torno de 12 governadores no país. Entre eles, também alguns à reeleição: Ronaldo Caiado, no Goiás e ACM Neto, na Bahia.

> Simone Tebet tem Zeina Latif como conselheira econômica

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo