PolĂ­tica Força bruta policial

Deputada Erika Hilton aciona MP após caso de força bruta de policiais contra homem que era vítima na ocorrência

Por Jovem Pan

26/04/2024 às 11:13:04 - Atualizado hĂĄ

VĂ­deo que circula nas redes sociais na Ășltima quinta-feira (25), mostram o momento em quem um policial militar espirra spray de pimenta no rosto de um rapaz preto e o imobiliza pelo pescoço. O momento aconteceu durante uma abordagem policial na capital paulista. Renato de Freitas (PT-PR), deputado estadual, foi o responsĂĄvel pela divulgação das imagens que, segundo ele, chegaram por meio de um denunciante. Conforme a denĂșncia que o deputado recebeu, tudo começou após o homem preto ter sido cobrado novamente sobre um aluguel que jĂĄ estava pago. O cobrador era o ex-marido da proprietĂĄria do imóvel e começou a ameaçĂĄ-lo com uma faca. Após acionar a PolĂ­cia Militar, o homem negro virou o alvo da abordagem, no momento em que os PMs chegaram. É possĂ­vel ver dois policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 9° Batalhão da PolĂ­cia Militar Metropolitana, que atende o Tucuruvi, região da zona norte de São Paulo.

Nas imagens, um dos agentes segura o homem preto, que estava na posição em pé e com os braços atrĂĄs das costas, de frente com o portão da casa, imobilizando-o pelo pescoço. O policial então entrega o spray de pimenta para o colega de profissão, que espirra o produto nos olhos do homem. O irmão do rapaz abordado, que foi o responsĂĄvel pelas gravações das imagens, questiona durante o momento a abordagem qual é a ordem e tem como resposta o policial dizendo que a ordem é colocar a mão para trĂĄs e acatar as ordens. Também aparece nas imagens a dona da residĂȘncia, onde o rapaz mora, que afirma aos agentes que ele é uma boa pessoa e um bom inquilino. Sem oferecer a mĂ­nima resistĂȘncia, os PMs continuam a imobilizar o homem e ignoram os pedidos dos moradores que acompanham a cena. O homem abordado diz que não consegue respirar e esfrega os olhos por causa do spray de pimenta.

A Secretaria da Segurança PĂșblica (SSP), disse em nota que a"PolĂ­cia Militar não compactua com desvios de conduta ou excessos de seus agentes, punindo com rigor aqueles descumprem os protocolos da instituição". A pasta não informou se os policiais serão afastados do trabalho. "Assim que tomou ciĂȘncia dos fatos, a PM instaurou um procedimento apuratório. As imagens veiculadas pela reportagem bem como a das câmeras operacionais estão sendo analisadas. As devidas medidas administrativas e legais cabĂ­veis serão adotadas diante das irregularidades", afirma a SSP.

Após a repercussão do caso, Erika Hilton (PSOL-SP), deputada federal, entrou com um pedido ao Ministério PĂșblico para seja investigado o caso e identificados os agentes que participaram do episódio. Hilton também requisitou as imagens das câmeras corporais. "A violĂȘncia e o uso desproporcional da força por parte das autoridades, incluindo aplicar de spray de pimenta diretamente no rosto, são proibidos pela Lei nÂș 9.455/97, que define os crimes de tortura", segundo a parlamentar.

Fonte: Jovem Pan
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo