Educação

Festival de Inverno da UFPR tem programação paralela e diversificada

Por UFPR

19/08/2021 às 19:59:18 - Atualizado há

A edição virtual do 31º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná permite um passeio por diferentes exposições, participação em debates sobre arte, cultura e patrimônio, exibição de vídeos e lançamento de livro. Saindo de Antonina e ganhando o espaço virtual, a programação de atividades paralelas é gratuita e aberta ao público. Algumas ações exigem inscrição prévia.

O gestor cultural e coordenador das atividades paralelas do 31º Festival de Inverno da UFPR, Vinícius Costa, conta que a realização de mais uma edição virtual do evento, por conta da pandemia, "reafirma o compromisso da instituição com a arte e cultura, com a diversidade cultural, com o multiculturalismo e com a democratização do acesso e difusão desses bens". As possibilidades que as adaptações virtuais criaram, agora levam as atividades do Festival de Inverno para todos os lugares: "esse é um caminho sem volta e que possibilita o alcance que fisicamente não era possível (somente com o evento físico). Hoje temos espectadores do Brasil inteiro e fora do Brasil também", explica Costa.

Algumas atividades paralelas, como as exposições virtuais "Paisagem Caiçara" e "Eva de Jesus – o fazimento da farinha", já estão disponíveis no site do 31º Festival de Inverno da UFPR. No domingo (22), às 17h, será realizada uma roda de conversa e o lançamento de podcasts produzidos pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara.

Na segunda-feira (23), a programação paralela começa com o webinário sobre políticas de extensão cultural, às 17h. É preciso fazer inscrição prévia para o webinário neste link. Pelo canal do Festival no YouTube, às 18h, haverá a transmissão do vídeo Mate sul americano. Na sequência, às 18h30, o canal transmite o lançamento do livro "Festival de Inverno da UFPR – 30 anos sobre nós", com apresentação de um documentário especial sobre as três décadas do evento.

Exibição de documentário marca lançamento do livro de 30 anos do Festival de Inverno

No dia seguinte (24), às 16h, uma entrevista com Marcos Gernet e Carlos Eduardo Belz aborda a vida e a obra do artista plástico Lange de Morretes. Em seguida, às 17h, será realizado um webinário sobre Antonina no contexto da Mata Atlântica, com inscrições antecipadas neste link. Experimentações artísticas com a folha da erva mate serão apresentadas em vídeo exibido às 18h. Encerrando a programação da terça-feira, haverá a exibição do documentário "A alma do gesto", que retrata o processo de criação da Téssera Companhia de Dança, e debate com os diretores. A inscrição gratuita para assistir ao documentário pode ser feita neste link.

Debate e exibição do filme "A Alma do Gesto" fazem parte da programação – Foto: Christian Alves

No último dia do 31º Festival de Inverno (25), o bate papo "O fazimento da farinha" reúne a retratada – dona Eva de Jesus – e o fotógrafo Lori Figueiredo, às 16h. A última atração das atividades paralelas será às 18h30, com uma roda de Matte on-line, o Mate break. Unindo histórias antigas e atuais, embaladas por breaks musicais ao som do violão, a roda pretende promover a erva-mate no Paraná. Haverá um sorteio de 20 kits de copo, bomba e erva-mate para os participantes que se inscreverem neste link.

A programação completa de todas as atividades está disponível em www.proec.ufpr.br/festival2021 .

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo