Política CPI da Pandemia

CPI ouve auditor que fez relatório com falso número de mortos pela covid

Por Congresso em Foco

17/08/2021 às 07:37:38 - Atualizado há

A CPI da Covid ouve, nesta terça-feira (16), o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques acusado de produzir um relatório falso em nome do órgão com o número de mortos na pandemia abaixo do divulgado pelo Ministério da Saúde em 2020. O relatório foi explorado pelo presidente Jair Bolsonaro como prova de que o país não era afetado pela covid-19 como alegavam os fatos.

O depoimento de Alexandre foi tomado como um "Plano B" pelos senadores para esta reunião. Inicialmenteeles planejavam ouvir o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo Filho. Como ele está no Amazonas com autorização da Justiça, a CPI teve de adiar seu depoimento – e chamar Alexandre em seu lugar.

O relatório de Alexandre Marques foi mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro para embasar declarações de que os estados estariam aumentando o número de mortos anunciados para garantir o repasse de recursos federais. Alexandre fizera um rascunho de um levantamento nessa direção, que acabou sendo utilizado como se fosse um documento oficial do TCU. Por conta da sua ação, o servidor responde a processo disciplinar.

O servidor deve, durante a reunião, reiterar uma denúncia feita por ele ao jornal "O Globo" durante o final de semana: que o documento atribuído a ele teria sido alterado dentro do Palácio do Planalto antes de ser entregue ao presidente da República, que passou a veicular a informação falsa.

Alexandre deverá também explicar como o relatório foi parar na mão do poder Executivo – acredita-se que seu pai, que foi contemporâneo de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) teria feito a ponte entre ambos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania