Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Curitiba

Solidariedade oficializa pré-candidatura de Luizão para prefeito de Curitiba

O Solidariedade oficializou que lançará o ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, à pré-candidato à prefeito de Curitiba.


Luizão Goulart e os pré-candidatos a vereador foram oficializados pelo Solidariedade às eleições municipais em Curitiba - Foto: divulgação

O Solidariedade oficializou que lançará o ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, à pré-candidato à prefeito de Curitiba. "Trago uma visão de fora, apresentando soluções inovadoras para resolver problemas que vem se arrastando há tempos na capital", garante Luizão. A convenção aconteceu na noite desta quinta-feira (2) no Clube Recreativo Dom Pedro II, no bairro Água Verde, e reuniu cerca de mil pessoas.

Conhecido por ter alcançado a marca de 94% de aprovação em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Luizão afirma ser novidade na capital. "Eu venho para Curitiba como uma novidade. Eu já fui prefeito de Pinhais, mas também já fiz campanha aqui para deputado estadual, federal, onde tive uma boa votação aqui. E eu quero discutir os problemas de Curitiba, trago uma visão de fora, apresentando soluções inovadoras para resolver problemas que vem se arrastando há tempos na capital", diz.

Oficiamente, foram conhecidos os pré-candidatos a vereador de Curitiba, que tiveram suas candidaturas formalizadas, durante a convenção. Como presidente do Solidariedade Estadual, o pré-candidato a prefeito de Curitiba, Luizão Goulart, diz acreditar na eleição de até três vereadores do partido. "Nossa expectativa é elegermos de dois a três vereadores na Câmara. Temos uma chapa bem distribuída pela cidade, representando diversos segmentos da sociedade curitibana", afirma.

Ainda, estavam presentes na convenção: o vereador do partido em Curitiba, Dalton Borba; o vereador e vice-presidente da Câmara de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro (Podemos); o vereador e presidente da Câmara de Pinhais, Marcinho (PSD); os deputados estaduais do partido Marli Paulino e Alisson Wandscheer; e o ex-prefeito de Piraquara, Professor Marquinhos (PSD).

Desafios

Para Luizão, a experiência que teve em Pinhais com ocupações irregulares servirá como base para atuar na capital. "Curitiba tem um problema sério, que são as ocupações irregulares, em áreas de risco, em praticamente todas as Regionais. Você não imagina, por exemplo, que em Santa Felicidade tenha mais de 50 ocupações irregulares. Esse é um problema que vem se arrastando, então é preciso pegar firme e ter vontade de resolver. Temos um déficit habitacional em Curitiba que está em torno de 50 mil moradias, quase a metade disso é área de risco. Eu tenho experiência nessa área, eu realoquei centenas de família das margens dos rios", relembra.

À imprensa, Luizão afirma que quer provar aos curitibanos que têm resultados em gestão melhor que seus concorrentes. "Com humildade pretendo discutir com meus concorrentes e pontuar as diferenças. Em termo de gestão pública, quero provar que tenho resultados melhores que eles. Rafael Greca tem muita coisa louvável, ele acertou em muitas áreas. Mas, Greca não é mais candidato e nós temos muitos problemas para resolver em Curitiba e eu trago as soluções, mostrando uma experiência bem sucedida quando fui prefeito em Pinhais", acredita.

Depois de habitação, uma das prioridades de Luizão é a população mais vulnerável. "Curitiba é a cidade do sul do Brasil com o maior número de pessoas vivendo em situação de rua. Isso causa uma dificuldade para toda a cidade, comerciantes, proprietários, turistas. E isso não combina com a cidade que se diz ser a mais inteligente do mundo. Temos que encarar e tenho propostas para resolver essa situação da população de rua", critica.

Deputada Marli

Eleita pelo Solidariedade nas últimas eleições, a deputada estadual Marli Paulino chancelou a boa gestão de Luizão. "Fui vereadora na mesma Legislatura que o Luizão e eu posso dizer a vocês que ele não é apenas professor de História e Filosofia. Luizão é professor de gestão porque ele nos ensina, nos inspira e faz as coisas acontecerem", afirma. "Eu tenho certeza que o Luizão, aqui em Curitiba, vai fazer muito mais do que ele fez em Pinhais. A população de Curitiba estará em boas mãos porque aquilo que ele colocar no Plano de Governo dele, ele vai cumprir", completa.

Depois de ser vereadora em Pinhais, Marli atuou como vice-prefeita de Luizão (2008-2016) e foi prefeita da cidade por duas vezes (2016-2020), deixando a prefeitura de Pinhais em 2022 para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Luizão

Após sair da prefeitura de Pinhais, Luizão foi eleito para o Congresso Nacional como deputado federal, com 141.730 votos, o 4º mais votado do Paraná. Durante seu mandato, se destacou como um dos parlamentares mais ativos em Brasília e foi ranqueado como o deputado que mais destinou recursos para os municípios do Paraná.

Nas últimas eleições, Luizão conquistou 96.543 mil votos para uma reeleição, mas ficou de fora pelo dissabor do coeficiente eleitoral, afinal, atingiu a 16ª posição entre os mais votados do Paraná.

Nosso Dia

POLÍTICA Curitiba Ta Sabendo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!