Litoral Cidades

Paranaguá recebe robôs que identificam problemas de visão e garantem saúde dos olhos

Os robôs, que são capazes de realizar exames de visão em apenas cinco minutos, serão utilizados para atender tanto crianças quanto adultos.

Por Da Redação

14/05/2024 às 23:06:18 - Atualizado há
Os robôs, que são capazes de realizar exames de visão em apenas cinco minutos, serão utilizados para atender tanto crianças quanto adultos. Foto: Prefeitura de Paranaguá

O município de Paranaguá deu um passo importante na área da saúde dos olhos com a chegada de dois robôs de última geração, os "Adam Robôs", que foram doados ao Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual (CAEDV). Os equipamentos, que custam cerca de R$ 30 mil cada, foram entregues pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família à Secretaria Municipal de Inclusão.

Os robôs, que são capazes de realizar exames de visão em apenas cinco minutos, serão utilizados para atender tanto crianças quanto adultos. O objetivo é prevenir a cegueira evitável através da detecção precoce de problemas como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo.

"Para manejar estes equipamentos, estamos contratando, a partir da semana que vem, dois oftalmologistas que atenderão à comunidade: um ficará no CAEDV e outro na UPA", anunciou o prefeito Marcelo Roque (PSD) durante a cerimônia de entrega.

A iniciativa, que faz parte do programa de inclusão do município, visa garantir o acesso à saúde ocular para toda a população. "De nada adiantaria entregar um equipamento como esse se não tivesse um time, uma estrutura como essa para ser exemplo para os outros municípios", destacou Felipe Braga Côrtes, coordenador de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família.

A secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, ressaltou o trabalho realizado pela equipe, que atende mais de 900 crianças semanalmente. "Isso a gente tem que dar graças a Deus e também ao prefeito Marcelo Roque e à primeira-dama Amanda, que é a madrinha da inclusão e também é realizadora de todo esse trabalho", disse.

O empreendedor Juliano de Moraes Santos, da startup curitibana Prevention, criador do Adam Robô, alertou sobre a importância da prevenção, já que a Organização Mundial de Saúde prevê que um quarto da população mundial terá miopia até 2030. "Essa é uma epidemia global e o Adam Robô é a prevenção, nasceu exatamente para isso, para prevenir e evitar a cegueira", afirmou.

Confira a reportagem completa na edição impressa do JB Litoral, na próxima segunda-feira (20) nas bancas das sete cidades da região.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo