Litoral Portos

Porto Ponta do Félix: ampliação de calado garante maior competitividade e impulso na economia de Antonina

A ampliação do calado do Porto Ponta do Félix, em Antonina, permitirá a atracação de navios com maior capacidade de carga.

Por Da Redação

25/06/2024 às 19:16:18 - Atualizado há
image-45
A ampliação do calado do Porto Ponta do Félix, em Antonina, permitirá a atracação de navios com maior capacidade de carga. Foto: Assessoria de Imprensa

O Porto Ponta do Félix (PPF), localizado em Antonina, deu um grande passo rumo à modernização e à ampliação de sua capacidade de movimentação de cargas. O canal de acesso aos berços um e dois teve seu calado aumentado de 8,30m para 9,15m, conforme a Portaria 192/2024, publicada pela Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina, a empresa pública Portos do Paraná.

A ampliação do calado permitirá a atracação de navios com maior capacidade de carga. Esse avanço é fruto de um esforço conjunto entre a Portos do Paraná, a praticagem e a Marinha, realizado após dragagem e análises ambientais detalhadas.

O novo calado já está em vigor, com regras de segurança da Capitania para navios com mais de nove metros. Segundo o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, a mudança "possibilita um aumento significativo na movimentação de açúcar a granel e capacita o terminal a operar com uma condição propícia para os navios de fertilizantes, fortalecendo nosso compromisso de ampliar continuamente a eficiência dos portos paranaenses".

Porto mais competitivo

A elevação do calado torna o PPF mais competitivo no mercado, beneficiando diversos setores da economia, de acordo com Gilberto Birkhan, diretor-presidente do PPF. "Toda a economia, num primeiro momento, se torna mais competitiva. Tanto de Antonina quanto do Paraná e até do Brasil. O impacto se dá nas cadeias. O Porto, podendo operar com maior volume de cargas, todas as cadeias que operam conosco em importação e exportação são mais competitivas", afirma Birkhan.

O calado, que se refere à profundidade do casco submerso na água, impacta diretamente na capacidade de carga e na competitividade dos portos. Quanto maior o calado, maiores os navios que podem atracar e mais produtos podem ser movimentados, reduzindo os custos logísticos.

"Para nós representa um avanço e o fruto de um trabalho em equipe com praticagem, com Capitania por Portos, a parte da Marinha e a Autoridade Portuária. O resultado de toda essa soma de esforços vem representar um incremento substancial na capacidade de operação dos barcos que vão performar em Antonina. Tanto na entrada quanto na saída, isto é, importação e exportação de cargas", complementa Birkhan.

Impulso na economia local

O Porto Ponta do Félix, responsável por quase 1.400 empregos diretos e indiretos em Antonina, corresponde a cerca de 70% da receita do município. O prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo, comemorou a notícia da ampliação do calado, acreditando que a mudança impactará positivamente na geração de emprego e renda, impulsionando a economia local.

"Muitas famílias dependem do porto para sobreviver e para ter uma qualidade de vida digna. Essa sensação de progresso, de intensificação da atividade portuária e, consequentemente da atividade econômica, influencia outros atores a investir. São mais empresas, mais serviços num ciclo virtuoso importante para a nossa comunidade", celebra o prefeito.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo