Litoral Terapias Integrativas

Terapias Integrativas: UBS de Matinhos promove saúde e bem-estar com práticas naturais

No dia 8 de maio, a Unidade Básica de Saúde Ana do Espírito Santo, em Matinhos, implementou aos atendimentos o Projeto de Extensão Terapias Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral.

Por Correio do Litoral

25/06/2024 às 11:45:16 - Atualizado há

No dia 8 de maio, a Unidade Básica de Saúde Ana do Espírito Santo, em Matinhos, implementou aos atendimentos o Projeto de Extensão Terapias Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral. Este projeto, que tem como objetivo complementar o tratamento de pacientes com diversas comorbidades.

O evento marca um passo na implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICs), que busca incorporar práticas terapêuticas além do modelo tradicional, promovendo o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual dos pacientes. Entre os benefícios terapêuticos das PICS estão:

  • Maior relaxamento e bem-estar;
  • Melhora da qualidade do sono, redução da ansiedade e dos quadros depressivos;
  • Alívio da dor;
  • Redução de sinais e sintomas de diversas doenças;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Estímulo ao contato profissional e interagente;
  • Redução do uso de medicamentos;
  • Melhoria da qualidade de vida.

Objetivos e Primeiras Práticas Introduzidas

A vice-coordenadora do projeto, Thais Souza, destacou que o principal intuito é prevenir doenças e promover o bem-estar através das práticas integrativas. "São 29 práticas autorizadas e reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas iniciamos com cinco no município, como acupuntura e quick massagem, e iremos inserir as outras conforme a necessidade dos pacientes", afirmou Thais.

Entre as práticas oferecidas estão Auriculoterapia, Laser Terapia, Reflexologia Podal, Quick Massage e Reiki. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura e a UFPR Litoral e visa promover um cuidado integral à saúde da população.

A parceria entre o Projeto de Extensão de Terapias Naturais e a Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos envolve a formação de estudantes e da comunidade para oferecer as práticas de forma segura e eficaz. Denise Cararo, acadêmica de Saúde Coletiva envolvida no projeto, enfatizou a importância desta iniciativa para a população. "Isso é um marco para a saúde do município. A PNPICs existe, mas poucos municípios a aderem. Normalmente, os pacientes são encaminhados pelos médicos para melhorar a qualidade de vida, já que cada técnica oferece benefícios como a redução do estresse e alívio da ansiedade", explicou Denise.

Implementação e Futuro das PICS em Matinhos

Inicialmente, os atendimentos estão disponíveis todas as quartas-feiras, mediante encaminhamento médico. A diretora geral de Saúde de Matinhos, Danielle Couto, afirmou que a oferta de atendimento poderá ser ampliada para outras UBSs conforme a demanda.

Com a implementação das PICS, Matinhos dá um passo significativo para integrar abordagens complementares ao sistema de saúde local, promovendo um cuidado mais holístico e abrangente para seus moradores.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo