Litoral Cidades

Paranaguá avança na saúde mental: início da construção de novo ambulatório promete mais acolhimento e agilidade nos atendimentos

Na última quinta-feira (9), o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), assinou – na presença de autoridades locais e moradores – a Ordem de Serviço para a construção de um prédio voltado à saúde mental.

Por Da Redação

11/05/2024 às 12:40:19 - Atualizado há

Na última quinta-feira (9), o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), assinou – na presença de autoridades locais e moradores – a Ordem de Serviço para a construção de um prédio voltado à saúde mental. Com um investimento de R$1,4 milhão, o novo espaço do Ambulatório de Saúde Mental Risoaldo Severino de Moura será instalado no Jardim Santos Dumont e atenderá pacientes com transtornos psiquiátricos moderados. O tempo estimado para a conclusão das obras é de sete meses.

Marcelo Roque salientou a importância de se investir em saúde. Para ele, esse momento – o qual estabelece o início das obras do ambulatório – é de muita alegria e entusiasmo.

"É uma satisfação poder voltar ao Santos Dumont para entregar esta Ordem de Serviço. Vamos construir, ao lado do posto de saúde – UBS Argemiro de Félix – este prédio tão importante, com mais de 300 m². A Prefeitura tem investido muito em saúde pública, em todos os setores. Isso é importante para a qualidade do atendimento da população de Paranaguá", disse o prefeito.

Segundo Roque, a construção do ambulatório será importante para a qualidade do atendimento à população. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Em entrevista ao JB Litoral, a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, disse que a chegada do novo ambulatório – o qual terá uma área total de 438,40 m2 – servirá para dar agilidade aos atendimentos. Ela também anunciou a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade parnanguara.

"Essa ampliação vai fazer com que a gente zere a nossa fila. Hoje, estamos com uma demanda reprimida, que vai até julho. Atualmente, atendemos 650 pacientes. Então, vamos conseguir – de repente – os mil que estamos precisando. Estou feliz, pois também faremos uma licitação para a construção de um CAPS infantojuvenil", adiantou Lígia Regina.

Vale destacar que o município de Paranaguá já conta com uma unidade especializada em atendimentos psicológicos e psiquiátricos, os quais são destinados às crianças, adolescentes, adultos e idosos. O Ambulatório Risoaldo Severino de Moura, que logo será substituído pela nova estrutura, fica localizado na Rua Princesa Isabel, 301 – Centro Histórico, em um prédio alugado.

"Temos um ambulatório que fica no Centro. Há uma equipe de psiquiatra, psicólogo, assistente social, clínico geral, coordenação e demais funções. Realizamos atendimentos de casos moderados de saúde mental. Geralmente, são relativos à depressão, aos transtornos de ansiedade e alguns casos de esquizofrenia. Então, é um acompanhamento contínuo, até que a gente promova a alta desse paciente, para que ele seja assistido, posteriormente, pela unidade básica do seu território", explicou a gerente de Saúde Mental da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP), Rafaela Soccio Coelho.

Secretária de Saúde Lígia
"Essa ampliação vai fazer com que a gente zere a fila", disse a secretária de saúde, Lígia Regina. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

OLHAR ATENCIOSO

A gerente de Saúde Mental não deixou de comentar sobre o novo ambulatório.  Segundo ela, além de ser projetado em uma área própria e mais extensa, o espaço foi pensado como um local aconchegante. Além disso, Rafaela também conversou a respeito da contratação de novos profissionais.

"O prédio será mais amplo e foi pensado com esse olhar atencioso. É um local que oferecerá, de certa forma, um conforto e um acolhimento diferenciados. Ele vai contar com mais salas e há a possibilidade de aumentar a equipe. Assim, conseguiremos embarcar ainda mais pacientes para serem atendidos pelo ambulatório", concluiu Rafaela Soccio Coelho.

Rafaela Soccio Coelho, gerente de saúde mental da FASP
"É um local que oferecerá um conforto e um acolhimento diferenciados", descreveu a gerente de Saúde Mental, Rafaela Soccio. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania