Saúde Curitiba

UPAs de Curitiba têm mudança de atendimento; entenda

Por BandNews

11/04/2024 às 08:07:18 - Atualizado há

Tendas são instaladas nas UPAs do Boa Vista e do Cajuru, em Curitiba, para acomodar pacientes diante da sobrecarga no sistema público de saúde da capital. A medida é uma das anunciadas pela Prefeitura na quarta-feira (10) como plano de contingência diante da alta demanda por atendimentos de saúde.

Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento passam a ter, de forma gradativa, eixos de atendimento específico para problemas respiratórios e pacientes com suspeita de dengue, além de outro eixo destinado aos demais casos.

A carga horária dos médicos foi ampliada e, se necessário, as UPAs funcionarão como retaguarda dos hospitais que atendem pelo SUS na capital. Na prática, a ação significa direcionar parte dos leitos das unidades para internamento hospitalar.

Em março deste ano, o número de atendimentos nas UPAs de Curitiba aumentou 25% na comparação com o mesmo mês de 2023. Foram, em média, 4.285 pessoas atendidas por dia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella, a pressão sobre o sistema também atinge a rede privada.

Ela afirma que a sobrecarga é gerada pelos atendimentos de casos respiratórios, suspeitas de dengue e também crises hipertensivas e de glicemia nas UPAs. Além disso, segundo a gestora, os hospitais têm recebido alta demanda ocasionada em especial de acidentes de trânsito.

Mas, ao contrário do que aconteceu na pandemia, cirurgias eletivas permanecem sendo realizadas, o que aumenta a demanda.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania