PolĂ­tica Justiça

Justiça atende pedido de Torres e mantém salários recebidos durante prisão

Por ICL Notícias

14/03/2024 às 14:54:26 - Atualizado hĂĄ
Foto: Reprodução internet

A Justiça do DF atendeu pedido do ex-ministro Anderson Torres e anulou a devolução de salĂĄrios recebidos por ele da PolĂ­cia Federal enquanto esteve preso.

Para Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva, se Torres devolvesse os pagamentos haveria uma violação do direito de presunção à inocĂȘncia e também da irredutibilidade de vencimentos — garantia constitucional que todo servidor pĂșblico tem para evitar que ele tenha redução salarial.

"Com efeito, mostra-se incabĂ­vel a determinação de restituição ao erĂĄrio da remuneração (e do auxĂ­lio-alimentação) recebidos no perĂ­odo em que o servidor esteve preso preventivamente, devendo ser reconhecida a ilegalidade da decisão administrativa", disse o juiz.

TORRES PEDIU PARA FICAR COM R$ 87 MIL

A defesa do ex-ministro entrou com o pedido alegando que a devolução do dinheiro era ilegal. "Além de contrariar jurisprudĂȘncia do Supremo Tribunal Federal, viola os princĂ­pios do contraditório, da ampla defesa, do devido processo legal, da presunção de não culpabilidade, da irredutibilidade de subsĂ­dios, sobretudo porque o demandante sequer foi denunciado", disseram os advogados, em pedido feito no mĂȘs passado.

Os advogados também citaram arquivamento de inquérito civil contra Torres. O MPF arquivou a investigação contra o ex-ministro no inĂ­cio de fevereiro após avaliar que ele não agiu com intenção de facilitar os ataques de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, ele era secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do DF.

Torres recebeu R$ 87.560,67 durante o perĂ­odo em que esteve preso. A remuneração foi paga a ele entre janeiro e maio do ano passado, enquanto ele estava detido por suspeita de omissão nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. O ex-ministro ainda responde por isso no STF.

Ex-secretĂĄrio enfrenta também um processo disciplinar interno da PF. Esse processo apura ilegalidades cometidas por servidores pĂșblicos da corporação nos ataques que destruĂ­ram a Praça dos TrĂȘs Poderes.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania