Pol√≠tica suspensão

Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos

O Senado Federal aprovou por unanimidade — 61 votos a favor e nenhum contra –, nesta quarta-feira (15), a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União pelo prazo de três anos.

Por Da Redação

15/05/2024 às 22:10:20 - Atualizado h√°

O Senado Federal aprovou por unanimidade — 61 votos a favor e nenhum contra –, nesta quarta-feira (15), a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União pelo prazo de três anos. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto de lei complementar (PLP 85/2024) já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (24). O texto foi enviado pelo governo federal na última segunda-feira (13).

O projeto de lei prevê que os recursos que o Rio Grande do Sul deveria pagar à União sejam depositados em um fundo contábil com aplicação exclusiva em ações de reconstrução da infraestrutura do estado.

Suspensão da dívida visa dar fôlego à reconstrução do estado (Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já o perdão dos juros da dívida, de 4% ao ano, gerará uma economia de cerca de R$ 12 bilhões aos cofres do estado.

Atualmente, o estoque da dívida do estado gaúcho com a União está em cerca de R$ 100 bilhões.

A mudança na legislação irá beneficiar não somente o Rio Grande do Sul, mas qualquer ente federativo que decretar estado de calamidade pública em razão de eventos climáticos extremos.

Senado: texto tem restrições

O projeto de lei aprovado no Senado, no entanto, tem restrições. Durante o período de calamidade pública, o Rio Grande do Sul não poderá criar novas despesas ou aumentar gastos.

Também não será permitido o aumento de renúncia de receitas que não estejam relacionadas ao enfrentamento da calamidade. Haverá uma exceção caso o Ministério da Fazenda se manifeste favorável à renúncia.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania