Geral covid

Últimas três mortes pela covid-19 em Curitiba tinham esquema vacinal incompleto, alerta Saúde

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

Por Da Redação

07/03/2024 às 08:44:25 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

A média de casos por covid-19 é alta e lembra os tempos de pandemia, com 728 por dia e 5.067 pacientes ativos em Curitiba, fora aqueles que não realizam a testagem. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que com a vacinação são apenas onze pacientes internados nos leitos hospitalares da capital pela doença: dez em enfermaria e um em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além disso, no período de uma semana morreram três pacientes, com idade entre 50 e 88 anos, e todos tinham comorbidades e esquema vacinal incompleto.

Por enquanto, a nova onda de covid-19 não está pressionando a rede de saúde. Até às 16 horas desta quarta-feira (6/3), havia um paciente internado em leito de UTI e dez em enfermaria. Na semana de 28 de fevereiro a 5 de março, segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registrados 5.098 novos casos e três óbitos. As vítimas, entre 50 e 88 anos, tinham comorbidades e esquema vacinal incompleto.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba é a mesma a que todos nos acostumamos na pandemia: tomar vacina, usar máscara em ambientes fechados e com muitas pessoas, além de adotar o álcool em gel para higienizar as mãos.

As festas de fim de ano e o Carnaval, com grandes concentrações de pessoas, são apontadas como as causa dessa nova onda, além da sensação de fim da pandemia trazida pelas vacinas, que diminuíram as mortes. A vacinação segue como principal arma de combate ao vírus.

"As pessoas precisam se conscientizar de que vamos conviver com o vírus da covid-19 por muito tempo, o que exige atenção a essas pequenas ondas de contaminação", adverte a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Saúde Já

Ao apresentar sintomas respiratórios, a orientação é para usar máscara, iniciar o isolamento e entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo