Litoral Cursos profissionalizantes

Programa de capacitação profissional do Governo do Estado abre inscrições em Matinhos

O Governo do Estado confirmou a agenda 2024 do programa de capacitação profissional para Matinhos.

Por Da Redação

22/02/2024 às 12:41:30 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Governo do Estado confirmou a agenda 2024 do programa de capacitação profissional para Matinhos. Serão sete cursos ao longo do ano, oferecidos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), todos gratuitos, com a disponibilização total de 155 vagas. As capacitações são em temas como empreendedorismo, engenharia elétrica básica e construção civil, entre outros. As primeiras aulas começam em março.

A iniciativa é viabilizada por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio DTA/ACQUAPLAN.

O curso inaugural, ministrado pelo Senac, será de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem, entre os dias 4 e 12 de março, com disponibilidade para 25 alunos. Entre 18 e 26 março ocorre o curso de Empreendedorismo, com 30 vagas, ambos no Senac Caiobá. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas presencialmente no próprio Senac.

Já o Senai disponibilizará formação em Elétrica Básica Residencial, Eletricidade Predial, Aplicação de Revestimento Cerâmico e Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, contemplando um total de 80 vagas para a população. Além disso, há um curso específico para os pescadores profissionais do município, para até 20 pessoas. As aulas ocorrerão no Centro Comunitário Profissionalizante de Matinhos, com datas ainda a definir.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

 

Serviço:

Inscrição para novos cursos oferecidos pelo IAT em Matinhos: Técnicas para camareira de meios de hospedagem – aulas de 04 a 12 de março, das 19h às 22h. São 25 vagas para pessoas com mais de 18 anos e escolaridade a partir do 5º ano do ensino fundamental.

Empreendedorismo – aulas de 18 a 26 de março, das 19h às 22h. São 30 vagas para pessoas com mais de 17 anos e escolaridade a partir do 1º ano do ensino médio.

Local: Senac Caiobá, Rua Doutor José Pinto Rebelo Júnior, 91 – Centro, Matinhos

Inscrições gratuitas. carga horária de 21 horas

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Fonte: TVCI
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo