Geral Comportamento

Nutricionista sugere evitar os embutidos como salame/salsicha

Partes usadas seriam descartadas, o que significa que não são nutritivas Ana Carolina Schiabel Schmidt (fotos) é uma profissional conceituada em todo o Norte Pioneiro por seu comprometimento e expertise.

Por Da Redação

28/12/2023 às 18:48:34 - Atualizado há

A longo prazo, estudos indicam que o consumo frequente de embutidos está associado ao aumento do risco de doenças crônicas, como doenças pulmonares obstrutivas, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Abaixo, listamos algumas delas e a relação com o consumo de embutidos.

Diabetes

Os nitritos presentes nos embutidos podem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Um estudo observou que pessoas com maior quantidade dessas substâncias na rotina alimentar tinham 53% mais chances de receber um diagnóstico de diabetes do que os participantes cujas dietas continham as menores quantidades de nitrito.

Doenças pulmonares

A quantidade de nitrito de sódio presente nos embutidos é alta e está relacionada ao aumento em 40% do risco de pessoas desenvolverem enfisema pulmonar e outras doenças obstrutivas do pulmão. Essa observação foi feita em estudos com milhares de pessoas que consumiam embutidos quase todos os dias.

Doenças cardiovasculares

Há dois itens na composição dos embutidos que agravam os riscos de doenças cardiovasculares: o sódio e a gordura em excesso.

Se uma rotina de alimentação que ultrapassa os limites de sódio indicados pela Organização Mundial da Saúde (2g de sódio por dia) já é propensa a causar problemas na circulação e no coração, o consumo de embutidos, que têm muito sódio na composição, também tem essa consequência.

Câncer

O nitrito de sódio presente nos embutidos se transforma em nitrosamina quando é digerido no estômago. Essa substância é cancerígena quando consumida com frequência e em grandes quantidades.

  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de 50g de embutidos por dia aumenta em 18% a chance de desenvolvimento de câncer colorretal.

  • Um estudo descobriu que ingerir 9g de embutidos por dia aumenta em 21% o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama.

As salsichas são basicamente feitas de carne de porco e bovinas, em processo de moer e triturar, misturadas com temperos e outros ingredientes. Primeiro, a carne de porco é moída e misturada com temperos como sal, pimenta e outras especiarias. Essa mistura é então embutida numa capa feita de um material que a gente pode comer, pode ser tripa de porco ou algo sintético.

Depois, as salsichas passam por um processo de cozimento, seja por fervura, defumação ou outros métodos. Isso garante que elas fiquem gostosas e seguras pra comer. Além da carne de porco, é importante sacar que tem vários tipos de salsichas. Algumas podem ser feitas com carne de frango, boi ou uma mistura de várias carnes. O lance é que a carne seja bem processada e misturada com os temperos certos pra dar aquele sabor característico das salsichas.

Consumo consciente

Os embutidos devem ser evitados na alimentação do dia a dia e não devem substituir alimentos in natura. Mas também é preciso levar em consideração a quantidade e frequência que se come.

Ingerir em pequenas porções (menos do que 50 g em um dia) e apenas de vez em quando não é um comportamento que traz riscos à saúde.

Para continuar garantindo a quantidade de proteínas necessária na sua alimentação diária e diminuir a quantidade de embutidos que consome, você pode inserir alimentos mais saudáveis na rotina. Abaixo, listamos algumas opções.

Alimentos saudáveis para substituir os embutidos na dieta

Carnes frescas – bovinas ou suínas;

Peixes- atum, salmão, tilápia, entre outros;

Aves – frango, peru, entre outras;

Castanhas – amendoim, castanha do pará, amêndoas, semente de abóbora, entre outras;

Grão – feijão, lentilha, grão de bico, soja, quinoa, milho, ervilha, entre outros;

Laticínios – leite, queijo, iogurte, entre outros.

Como prepará-los de maneira saudável?

Evite prepará-los com muita gordura;

Evite prepará-los com muitos condimentos artificiais;

Evite prepará-los com sal em excesso;

Combine-os com alimentos in natura, como legumes e verduras.

 

Fonte: NP Diario
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania