Geral sensibilidade

Livro conta histórias de vida de idosos atendimentos por Serviço de Convivência de Umuarama

A noite do dia 21 de dezembro foi marcada pelo lançamento do livro "Rimas da Vida", projeto que nasceu do desejo de compartilhar e eternizar histórias de pessoas idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI).

Por Da Redação

22/12/2023 às 14:56:26 - Atualizado há

A noite do dia 21 de dezembro foi marcada pelo lançamento do livro "Rimas da Vida", projeto que nasceu do desejo de compartilhar e eternizar histórias de pessoas idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI). Há relatos de vida que são verdadeiros tesouros.

Para materializar a ideia, a cuidadora Angela Maria Costa La Serra – pessoa de grande sensibilidade, amor e habilidade com a escrita – foi convidada pela coordenação do serviço a colocar no papel em forma de poemas as histórias contadas pelos idosos que aceitaram participar do projeto.

Na noite da última quinta-feira (21), idosos, familiares e amigos foram recepcionados no Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) para prestigiarem o lançamento da primeira edição do livro "Rimas da Vida".

"Foi uma noite linda e emocionante, organizada com carinho e competência pela equipe do serviço de convivência. Cada idoso recebeu um exemplar do livro, com sua história na primeira página, seguida pelas demais histórias de seus colegas de grupo", lembrou a coordenadora do SCFVI, Débora Cristina da Mata.

Aceitar o desafio de escrever histórias de vidas que, além de lindas, são exemplos de superação e vitórias, acertos e erros, "me fizeram entender melhor e aceitar os meus próprios erros e valorizar cada conquista, assim como os idosos fizeram e continuam fazendo, e ver a coragem e confiança que eles depositaram em mim, o brilho no olhar e a emoção em ver eternizadas suas histórias, fizeram todo o trabalho valer a pena", contou a autora Angela La Serra.

E disse mais: "Fechar esse momento com esta noite transborda meu coração de alegria e entusiasmo para continuar a escrever as histórias que ainda faltam. Ter o reconhecimento das pessoas que são o motivo desse trabalho não tem preço", relatou.

Para a coordenadora do SCFVI, momentos como este promovem a valorização e o protagonismo da pessoa idosa, o acesso à cultura, mas sobretudo o fortalecimento do vínculo familiar. "Observamos nesta noite a admiração e o orgulho que filhos, netos e bisnetos sentiram de seus idosos", afirmou Débora da Mata.

Para senhora Elena Romano, 78 anos, foi muito bom fazer parte do projeto. Ela diz que reviveu seu passado, sua história, e percebeu que suas batalhas foram superadas com amor, carinho e muita fé em Deus, que sua vida e seus exemplos foram eternizados para que seus netos e bisnetos possam saber a importância que ela teve para sua família e suas vidas.

"Tudo isso é de uma importância enorme. Essa noite foi muito boa, reencontrei as amigas do grupo, os funcionários que tanto gosto e sempre que tiver projetos como este, ou outros, vou querer fazer parte. A presença da minha família aqui fez me sentir valorizada", completou Elena. O lançamento do livro terminou com um coquetel em homenagem a todos os presentes.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania