Economia leilão

Ratinho atinge meta e valor do pedágio cai mais de 50%

Por Folha de Irati

01/09/2023 às 11:33:37 - Atualizado há

Durante a cerimônia de batida de martelo, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou que o projeto desenvolvido pela empresa é uma referência para as próximas concessões rodoviárias. "Esse projeto promoverá uma interligação mais eficiente entre importantes cidades e trechos de exportação e importação, elevando as estradas do Paraná entre as melhores do Brasil", afirmou.


O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr, diz que o Ministério do Transporte reconhece que o modelo Paraná deve ser utilizado em todo o Brasil. "É inovador, pois juntamos as rodovias estaduais com as federais, tornando um só, divididos em seis lotes, tornando mais robustos os projetos. Vem com uma modelagem onde tem garantia no contrato, pois terá mais desconto e o aporte fica no contrato, não vai para o caixa do Governo do Estado, se a empresa por algum motivo vier a quebrar você tem dinheiro para continuar as obras automaticamente, ou tirar as tarifas se assim for a decisão. Tem uma série de benefícios e quem ganha é o usuário que vai utilizar a rodovia", completou o governador em entrevista à Folha.


Em mensagem deixada aos leitores da Folha de Irati, durante o leilão na B3, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, disse que esta batida de martelo significa uma industrialização sem precedentes para a região. "Um desenvolvimento aguardado há muitos anos, vamos ver um salto em toda a região central do estado, com as rodovias duplicadas, com a chegada mais rápida ao porto. Ficamos felizes, pois sei do anseio da população em ver isso acontecer", finalizou.

Foto: ANTT


INOVAÇÕES
Os novos contratos também possibilitam a implantação gradativa do sistema free flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente esse parâmetro por km rodado.


Também estão previstas câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico próprio.


Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário, áreas de descanso para caminhoneiros e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.

Infra S.A. desenvolveu os estudos para outros cinco lotes – Foto: Nilton Pabis
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