Litoral PARANAGUÁ

Segurança: Paranaguá agora conta com núcleo regional do Gaeco

Por E Mais Notícias

11/08/2023 às 12:14:32 - Atualizado há
E Mais Notícias

Uma ótima notícia para a segurança pública: Paranaguá conta agora com uma unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O órgão foi implantado pelo Ministério Público do Paraná, na quinta-feira, 10 de agosto e vai funcionar no prédio do MPPR.

Apesar da unidade estar situada em Paranaguá, ela vai atender as comarcas de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. A coordenação será do promotor de Justiça Vinicius Fernando Zonatto.

O Gaeco atua no combate ao crime organizado e também deve auxiliar no controle externo da atividade policial no Litoral do Paraná. Além disso, vai ajudar no enfrentamento a crimes que apresentam ramificações junto a instâncias de poder público.

Com a novidade, o Gaeco totaliza nove unidades regionais para atender todo o Paraná, estando as demais situadas nas comarcas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Francisco Beltrão.

"Paranaguá é uma região portuária onde há bastante necessidade de uma estrutura de combate às organizações criminosas, diante da escalada de violência no local", destaca o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

"Mesmo com a qualidade de excelência dos promotores de Justiça que lá atuam na área criminal, não há dúvida de que esse aporte de uma estrutura do Gaeco é fundamental para operacionalizar um eficiente combate e diminuir e controlar o avanço do crime organizado", acrescenta o procurador.

Segundo com o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, o novo núcleo deve intensificar a atuação do Ministério Público no Litoral, especialmente no que se refere ao atendimento de demandas nas áreas de meio ambiente e de segurança pública.

"As Promotorias de Justiça vêm apontando para um aumento significativo dessas demandas nos últimos tempos, casos que envolvem inclusive a instalação de organizações criminosas", explica o coordenador.

Agora, o MPPR articula juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que sejam instituídas equipes de policiais militares e civis que farão parte do núcleo.

O Gaeco

O Gaeco foi criado em 1994 e no início recebeu o nome de Promotoria de Investigação Criminal (PIC). A utilização do nome Gaeco foi firmada em 2007 pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Foto: MPPR

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo