Grande Curitiba curitiba

Prefeitura diz que CMEIs estão abertos e greve afeta 9% das escolas municipais de Curitiba

Por Nosso Dia

08/08/2023 às 11:43:47 - Atualizado há

A Prefeitura de Curitiba divulgou, na manhã desta terça-feira (8), um balanço do funcionamento das escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil ), mediante a greve dos professores convocada pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Conforme a administração municipal, 100% dos CMEIs estão funcionando e 91% das escolas municipais não tiveram o atendimento afetado.

Na segunda-feira (7/8), o Tribunal de Justiça do Paraná considerou ilegal a paralisação que professores municipais de Curitiba querem fazer a partir desta terça-feira (8/8). Na liminar, o Judiciário estabeleceu multa diária de R$ 20 mil ao Sismmac, caso o movimento seja iniciado.

A Prefeitura de Curitiba afirmou, por meio de nota, que antes de enviar os seis projetos de lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração à Câmara Municipal de Curitiba foram realizadas reuniões com representantes dos sindicatos dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e dos Servidores da Guarda Municipal (Sigmuc).

"A partir desses encontros foram definidos ajustes nos projetos que foram encaminhados ao Legislativo. As alterações levaram em conta o zelo necessário do ponto de vista econômico e financeiro do Município. Durante o trâmite do processo legislativo na Câmara, novas sugestões podem ser incorporadas aos projetos de lei", informou a Prefeitura.

A presidente do Sismmac, Diana Abreu, afirmou que não foi notificada da decisão. "Nossa luta segue. Eu não fui notificada. A greve só é suspensa mediante uma assembleia da categoria, o sindicato não tem essa autonomia. Nossa expectativa é de uma adesão de no mínimo 80% dos professores", afirmou.

A sindicalista explicou as demandas dos professores, que são principalmente em relação ao plano de carreira.

"A Prefeitura mantém professores sem plano de carreira, que é importante para a valorização profissional, além de ser constitucional. Isso acontece há seis anos e explicamos a população a importância de se ter esse plano de carreiras. No dia 26 de junho, foi enviado uma proposta de plano, mas que exclui a maioria dos professores de crescimento na categoria profissional. Na continuada, 80% ficam de fora e, por titulação acadêmica, 95% ficam de fora. É uma forma de manter um plano de carreira em que ninguém cresce, só para dizer que tem", explicou

Sobre o plano de carreiras, a Prefeitura de Curitiba afirmou o seguinte: "Os procedimentos de carreira dos servidores municipais de todas as carreiras estão suspensos até 30 de agosto de 2023. A suspensão foi feita em 2017 pela primeira vez quando não havia recursos suficientes para o pagamento dos avanços nas carreiras dos servidores municipais. A partir do ano seguinte, foram iniciados estudos da legislação vigente", conclui a nota.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania