Polícia Tráfico de Drogas

Operação conjunta resulta em apreensão de drogas e contrabando em Cambé

Por POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

31/07/2023 às 12:24:11 - Atualizado há
Foto: PMPR

Na data de ontem (30/07), as equipes policiais da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, em uma ação coordenada entre a Agência de Inteligência, Rádio Patrulha Auto, Receita Federal e Polícia Federal, realizaram uma operação de combate ao crime na região de Cambé, que resultou em importantes apreensões de ilícitos.

Na primeira ocorrência, após receber informações da Receita Federal sobre transporte de drogas na área, as equipes de vigilância identificaram um veículo Fiat Uno de cor branca, que levantou suspeitas. Com o apoio de uma viatura ostensiva da Polícia Militar, foi realizada a abordagem, e durante a revista no interior do veículo, foram encontrados aproximadamente 100 quilos de maconha. O condutor, maior de idade, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrantes.


Logo em seguida, novas informações indicaram a chegada de um veículo utilitário tipo caminhonete, de cor verde, trazendo ilícitos para a região de Cambé. As equipes de inteligência, em conjunto com a Polícia Militar, Receita Federal e Polícia Federal, monitoraram as rodovias que dão acesso à região norte do estado. Durante a operação, uma equipe da PM avistou o veículo com as características mencionadas, e ao tentar realizar a abordagem, foi surpreendida por um veículo sedan de cor cinza, que efetuou disparos. Em resposta à agressão, a equipe policial revidou os tiros. Apesar do confronto, foi possível abordar o veículo Fiat Strada de cor verde, placa KKO4545, que transportava aproximadamente 20 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. O condutor foi detido e encaminhado à Polícia Federal.


Essa operação conjunta entre as forças de segurança demonstra o comprometimento das autoridades no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando, visando manter a ordem e a segurança na região. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos nessas atividades criminosas. dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.


Serão consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles. Apenas as matrículas criadas ou convertidas em tempo integral a partir de 1º de janeiro de 2023 poderão ser contadas para fins de participação no programa.


CRITÉRIOS - O programa é destinado a todos estados e municípios, que podem aderir e pactuar metas junto ao MEC, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). Na primeira etapa, estados e municípios pactuam com o MEC as metas de ampliação de matrículas em tempo integral, ou seja, aquelas em que a jornada escolar seja igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Os recursos financeiros serão transferidos levando em conta as matrículas pactuadas, o valor do fomento e os critérios de equidade.


A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destacou que a equipe do MEC tem trabalhado na direção de uma política em que a ampliação da jornada seja apenas uma das dimensões para possibilitar aprendizagens significativas. "Já sabemos que simplesmente ficar mais tempo na escola, sem uma intencionalidade transversal de currículo, sem atividades culturais e sem conexões que deem sentido àquela jornada para o aluno não implica necessariamente uma educação de qualidade. Estamos falando de mais tempo na escola para mais oportunidades. Não é qualquer oportunidade ou experiência, mas aquelas que potencializam os direitos à aprendizagem, ao desenvolvimento do estudante e ao acesso à cidadania"


HISTÓRICO - O Escola em Tempo Integral foi anunciado pelo Ministério da Educação no dia 12 de maio, durante solenidade com o presidente Lula, o ministro Camilo Santana e governadores em Fortaleza (CE). No mesmo dia, eles visitaram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, um exemplo do que é proposto pelo novo programa.


Em seguida, o Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 2617/23, com o intuito de instituir o Programa Escola em Tempo Integral. O PL foi aprovado na Câmara em 3 de julho e no Senado Federal no dia 11 de julho. O texto aprovado no Senado permitiu, ainda, a repactuação dos recursos da Lei 14.172/2021 para fomentar a conectividade nas escolas.


O QUE É – O Programa Escolas em Tempo Integral é um mecanismo de fomento que busca viabilizar uma política de pactuação entre União, estados e municípios para alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta estabelece a oferta de "educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica". O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021.

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