Polícia Pesca irregular

PMA prende 7 pessoas por pesca irregular e aplica mais de R$ 40 mil em multas, somente em março

Por Lois Longui

04/04/2023 às 14:43:56 - Atualizado há
Umuarama News

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, através do 2º Pelotão Ambiental de Umuarama, divulgou balanço de ações, operações e apreensões realizadas em março deste ano, no Rio Paraná.

Após a liberação da pesca as atuações das equipes policiais ambientais foram direcionadas principalmente às demandas de crimes relacionados à pesca predatória. Foram realizadas ações terrestres por meio de pontos base e bloqueios para prevenção e orientação da população, que realizam a pesca nos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Xambrê.


Foram 109,95 kg de peixes apreendidos e doados; 316 pessoas; 84 veículos e 168 embarcações abordadas; 745 metros de redes de emalhar apreendidos; 1.120 metros de corda de espinhel; 32 galões com cevas retirados; 4 embarcações; 26 varas/carretilhas; 1 tarrafa; 7 prisões/ comunicação de crime ao Ministério Público; 1 cumprimento de mandado de busca e apreensão; 15 autos de infração ambiental. Totalizando R$ 41.296,00 em autuações.


As ações basearam-se em patrulhamentos aquáticos e terrestres, com fiscalizações as embarcações, medição de peixes para verificar cota máxima permitida, conferência de documentos e orientações acerca das legislações ambientais.


As atividades desenvolvidas pela Polícia Ambiental neste período estiveram ainda no contexto de algumas operações inclusive: Operação Hórus do Ministério da Justiça, Operação Todos Por Um da Secretaria de Estado e Segurança Pública, Operação Força Tarefa BPAmb FV x IAT de Fiscalização e Combate a Pesca Predatória no Rio Paraná e seus afluentes.


Foram desenvolvidos trabalhos integrados com outros órgãos de segurança pública e de proteção ao meio ambiente, sendo os principais: Batalhões da PMPR, Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Coripa e Secretarias Municipais de Meio Ambiente da Região Noroeste do Paraná.


O Pelotão de Umuarama também atendeu ocorrências de desmatamentos em área de proteção ambiental no bioma mata atlântica, maus-tratos de animais domésticos e porte ilegal de arma de fogo.


As ações têm caráter primordial de proteção ao meio ambiente, tendo em vista a importância de preservação dos rios e peixes nativos presentes nas áreas de conservação federal, estadual e municipal, existentes na região do Pelotão Ambiental de Umuarama, sendo o Parque Nacional da Ilha Grande e Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná os principais, pois são berçários naturais de criação de peixes.


As atividades de fiscalização continuarão ao longo do ano e a Polícia Ambiental se coloca à disposição para recebimento de denúncias anônimas sobre pesca predatória.

Fonte: Umuarama News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo