SaĂșde

Projeto aumenta pena para importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos

Por Agência Câmara

22/03/2023 às 03:32:35 - Atualizado hĂĄ
Sessão deliberativa. Dep. Iza Arruda (MDB - PE)Iza Arruda: proposta trata principalmente de saĂșde pĂșblica


O Projeto de Lei 1172/23 prevĂȘ aumento de pena para intensificar o combate à importação ilegal de resĂ­duos sólidos perigosos e de rejeitos. Essa prĂĄtica criminosa afeta, principalmente, unidades federativas que recebem importações via portos.

A autora, deputada Iza Arruda (MDB-PE), explicou que a Receita Federal apreendeu, no Porto de Suape, em Pernambuco, em fevereiro deste ano, aproximadamente 15 toneladas de lixo hospitalar em um contĂȘiner proveniente de Portugal. A carga, que foi declarada pelo importador como "polĂ­meros de cloreto de vinila", era, na verdade, resĂ­duos sólidos hospitalares.

Nesses casos, a Lei 12.715/12 determina que a carga fique apreendida no porto até que o importador seja intimado a providenciar a devolução da mercadoria ao exterior. "Porém, obrigar o importador a devolver a mercadoria não é suficiente para coibir esse tipo de ação, e também não hĂĄ garantia de que a fiscalização serĂĄ sempre capaz de detectar as tentativas deste tipo de importação", afirma a deputada.

Em caso de crime doloso, a pena é de 1 a 4 anos de prisão, e o projeto aumenta para 2 a 6 anos. JĂĄ nos casos de crime culposo, a proposta é aumentar a pena atual, de 6 meses a 1 ano, para 1 a 2 anos.

A deputada propõe que sejam aplicadas penas mais severas para coibir essa prĂĄtica, que representa risco ambiental e à saĂșde da população. "Lançados ao mar, esses resĂ­duos representam uma ameaça à fauna e à flora marinha, além de gerar doenças a quem direta ou indiretamente venha a ter contato com o material descartado", aponta Iza Arruda.

A parlamentar destaca que essa é, sobretudo, uma questão de saĂșde pĂșblica, cujas consequĂȘncias atingem a nossa e as futuras gerações. "Temos o dever de deixar por herança um planeta ambientalmente saudĂĄvel e melhor de se viver", afirma.

Tramitação
A proposta ainda aguarda despacho para as comissões da Câmara.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania