Educação

Informe à comunidade do Setor de Ciências da Terra

Por Da Redação

19/07/2022 às 09:47:43 - Atualizado há

A administração central da UFPR informa que promoveu nesta segunda-feira (18/7) uma tentativa de diálogo com o grupo que ocupa o Edifício João José Bigarella, no Centro Politécnico. A iniciativa, no entanto, resultou infrutífera, pois o grupo enviou três representantes que informaram não estar preparados para dialogar naquele momento. Recebidos por quatro representantes da Reitoria, os três recusaram-se a se identificar e mantiveram os rostos ocultos, utilizando máscaras, gorro, boné e cachecol.

O convite para a reunião, agendada para as 20 horas, foi entregue em mãos, no Edifício Bigarella, por volta das 16 horas. Como representantes da Reitoria, participaram os pró-reitores Fernando Mezzadri (de Planejamento), Marco Antônio Cavalieri (de Administração) e Maria Rita de Assis César (de Assuntos Estudantis), e a chefe de gabinete, Marinês de Pauli Thomaz.

Assim que chegaram, os representantes da ocupação informaram que não estabeleceriam qualquer diálogo durante a reunião, que foi transmitida ao vivo pela UFPR TV. Eles se limitaram a entregar aos pró-reitores um panfleto com as reivindicações do movimento, que até então não havia feito qualquer contato formal com a Reitoria nem com a direção do setor.

Os representantes da UFPR alertaram o grupo sobre a urgência de estabelecer o diálogo e sobre a responsabilidade que assumem, uma vez que a ocupação prejudica centenas de estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores pesquisadores.

O Edifício Bigarella abriga quatro laboratórios de geoprocessamento, nos quais são ministradas 15 disciplinas práticas dos cursos de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica. Aulas, bancas e emissão de documentos estão paralisados, causando enorme prejuízo.

Também estão localizados no edifício 11 laboratórios de pesquisa, cujas atividades estão integralmente suspensas.

Os representantes da ocupação foram lembrados de que a UFPR encontra-se em momento de readequação do calendário, depois de dois anos de pandemia, e que os prejuízos causados às atividades letivas e de pesquisa serão irrecuperáveis, podendo impedir formaturas e decisões profissionais, por exemplo.

Diante da recusa do grupo em dialogar nessa primeira reunião, os representantes da UFPR solicitaram que os estudantes que ocupam o Edifício Bigarella indiquem uma comissão, com pessoas identificadas, para um novo encontro nesta terça-feira.

Clique para assistir ao vídeo da reunião.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania