Política Meio Ambiente

Deputado acusa Prefeitura de Porto Alegre de ter sido alertada sobre risco de inundações

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) acusou a Prefeitura de Porto Alegre de ter sido alertada sobre riscos de inundações no Centro e nos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi.

Por Da Redação

20/05/2024 às 22:44:36 - Atualizado há

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) acusou a Prefeitura de Porto Alegre de ter sido alertada sobre riscos de inundações no Centro e nos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi. O alerta foi feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), em novembro de 2023.

Segundo Matheus Gomes, após sequência de chuvas que fizeram o Guaíba atingir mais de 3,4 metros, engenheiros do DMAE solicitaram reparos urgentes em quatro estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap): 17 e 18, que ficam no Centro; 13, no Parque Marinha; e 20, na Vila Minuano.

“Tive acesso a documentos do DMAE que mostram como a prefeitura de Sebastião Melo foi alertada sobre os riscos de inundações no Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi”, postou Matheus Gomes na rede social X.

No documento, o DMAE alerta que, nas casas de bombas 17 e 18, foi solicitada a "elevação das paredes do poço de descarga". Segundo o deputado, a obra visava aumentar a altura da parede e manter as bombas isoladas e funcionando em casos extremos.

Documento da DMAE, divulgado pelo deputado Matheus Gomes, apontava medidas a serem adotadas para a prevenção de enchentes (Reprodução)

Deputado: alerta foi em novembro

Matheus Gomes denunciou ainda que o relatório da DMAE alertou também para a EBAP 13, que fica no Parque Marinha. No documento, foi solicitado o “conserto das janelas de inspeção do poço de descarga”, que não estariam devidamente pressurizadas, como manda o projeto original. O perigo iminente era o alagamento do bairro Menino Deus e no entorno da Azenha.

De acordo com o documento, na EBAP 20, na Vila Minuano, os engenheiros pediram uma avaliação do quão protegido estava o "poço de descarga", pois havia a hipótese de que uma elevação do Arroio Passo da Mangueira geraria o colapso das bombas e graves consequências na região do Sarandi.

“O prefeito Sebastião Melo adora aparecer como síndico, zelador, cuidador dos problemas da capital, mas mostrou que isso é só discurso. Na verdade, ele tem uma total incapacidade de lidar com a crise climática”, critica o deputado.

Procurada pelo ICL Notícias, a Prefeitura de Porto Alegre ainda não se pronunciou sobre o assunto.

*Matéria em atualização

Leia também:

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo