Geral Updated

Ibovespa fecha em alta em dia de PIB, com endosso de NY

Por Da Redação

02/06/2022 às 18:31:04 - Atualizado há

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – Com apoio de Wall Street, o Ibovespa fechou em alta e acima dos 112 mil pontos nesta quinta-feira, após dados mostrando que a economia brasileira acelerou no primeiro trimestre.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,93%, a 112.392,91 pontos. O indicador não fechava acima dos 112 mil pontos desde 20 de abril. O volume financeiro da sessão somou 22,38 bilhões de reais.

Os índices em Nova York mostraram volatilidade no começo da sessão, após dados de geração de empregos no setor privado e pedidos de auxílio-desemprego, mas os pregões firmaram-se no azul, puxados pelas ações da Tesla e outros papéis de crescimento.

Agentes financeiros agora voltam suas expectativas para o relatório sobre o mercado de trabalho na sexta-feira.

Após flertar com o território negativo, o S&P 500 avançou 1,84%. O Nasdaq Composite fechou em alta de 2,69%.

Tal comportamento abriu espaço para que o Ibovespa renovasse máximas do dia na parte da tarde após esmorecer no final da manhã diante da hesitação em Wall Street, que minou a reação mais positiva ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no começo do pregão.

De acordo com o IBGE, o PIB cresceu 1% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2021, com a ajuda da retomada do setor de serviços, mesmo com o cenário de inflação e juros elevados e incertezas externas.

“Ficou um pouco abaixo do esperado, mas ainda assim mostrando um bom nível de crescimento”, avaliou o sócio da Manchester Investimentos Eduardo Cubas Pereira.

Economistas do Itaú Unibanco revisaram para cima a projeção de crescimento do PIB em 2022, para 1,6%, de 1%, citando que o PIB consolida visão de um primeiro semestre mais forte do que o esperado inicialmente.

“Entretanto, continuamos esperando enfraquecimento da atividade econômica no segundo semestre, com queda da renda das famílias e política monetária contracionista”, ponderaram, em relatório a clientes nesta quinta-feira.

DESTAQUES

– VALE avançou 1,88%, em mais uma sessão de alta do contratos futuros de minério de ferro na China, com os preços atingindo uma máxima de seis semanas. No setor, CSN MINERAÇÃO ON saltou 9,28%.

– USIMINAS PNA subiu 5,24%, tendo também de pano de fundo que emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos tiveram em maio o melhor desempenho mensal até agora em 2022.

– LOJAS RENNER ON fechou em alta de 4,05%, em sessão de ganhos para o setor de consumo, na esteira dos números do PIB, embora muitas varejistas já tivessem antecipado dados forte no período. PETZ ON subiu 5,89%.

– POSITIVO TECNOLOGIA ON disparou 15,33% e LOCAWEB ON saltou 8,73%, chamando a atenção, mas sem novidades relevantes. Vale destacar que, no ano, essas ações ainda contabilizam perdas de 17% e 46%, respectivamente.

– PETROBRAS PN caiu 0,87%, apesar da melhora dos preços do petróleo no exterior, enquanto persistem discussões relacionadas aos preços dos combustíveis no Brasil. A companhia elevou o preço do querosene de aviação (QAV) em mais de 11% em vários polos.

– IRB BRASIL ON perdeu 3,33%, em sessão de ajustes, após alta nos dois pregões anteriores. (+6,76%).

(Por Paula Arend Laier; edição Aluísio Alves e André Romani)

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania