PolĂ­tica Giro

Caso Gabriel Monteiro: testemunha acusa parlamentar de assédio

Por Isto É Dinheiro

31/05/2022 às 23:11:23 - Atualizado hĂĄ

A ex-funcionĂĄria do vereador Gabriel Monteiro (PL), Luiza Caroline Bezerra Batista, 26 anos, prestou depoimento hoje (31) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em processo ético disciplinar que investiga o vereador, ex-policial militar e youtuber por quebra de decoro parlamentar.

"A testemunha relatou diversos casos de assédio moral no inĂ­cio, que foram aumentando até um assédio sexual. Ela não trouxe nenhum fato novo em relação ao que jĂĄ tinha sido contado anteriormente em depoimento à polĂ­cia, relacionando tudo aquilo que era feito", disse o presidente do Conselho de Ética, vereador Alexandre Isquierdo (União).

Isquierdo também destacou a atuação imparcial do Conselho de Ética ao longo do processo. "Em momento algum a defesa tem sido cerceada em nada. Este conselho tem sido totalmente responsĂĄvel, imparcial, e tem garantido a ampla defesa ao vereador Gabriel Monteiro, sem ter nenhum tipo de corporativismo", declarou.

Sobre ameaças que estariam sendo feitas às testemunhas, o parlamentar disse que a Casa tem oferecido apoio para interceder junto às instituições de segurança e garantir a proteção aos depoentes. Isquierdo anunciou que o conselho vai solicitar à PolĂ­cia Civil acesso ao inquérito instaurado para apurar as causas da morte do ex-assessor VinĂ­cius Hayden, vĂ­tima de um acidente de carro na estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na região serrana do Rio, no sĂĄbado (28).

A PolĂ­cia Civil do Rio informou neste domingo (29), em nota, que "tudo indica que VinĂ­cius Hayden perdeu a direção ao entrar em uma curva na rodovia". O ex-assessor foi quem denunciou Monteiro pela prĂĄtica de assédio moral e sexual. Hayden ao prestar depoimento na semana passada ao Conselho de Ética estava vestindo um casaco preto e um colete à prova de bala por baixo.

Próximos passos

O Conselho de Ética volta a se reunir nesta quinta-feira (2) para iniciar os depoimentos de testemunhas de defesa de Gabriel Monteiro. A previsão é que as oitivas ocorram nos dias 7, 8, 9 e 14 de junho.

Apresentada a defesa, tem inĂ­cio a fase de instrução do processo, pelo prazo de até 30 dias, prorrogĂĄveis por mais 15 dias. Finalizada a instrução, o relator dĂĄ parecer em até cinco dias Ășteis, concluindo pela procedĂȘncia da representação ou pelo seu arquivamento. Caso o parecer seja pela procedĂȘncia da denĂșncia, é aberto prazo de cinco dias para apresentação de alegações finais pela defesa do acusado.

O parecer do relator é submetido à deliberação do Conselho de Ética em até cinco dias Ășteis, considerando-se aprovado se obtiver a maioria absoluta dos votos dos seus integrantes. ConcluĂ­da a tramitação no conselho, com parecer favorĂĄvel à denĂșncia, o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluĂ­do na Ordem do Dia.

A punição é deliberada em votação aberta no plenĂĄrio, com direito a fala dos parlamentares e da defesa durante a sessão, decidida por dois terços dos vereadores (34 votos) em caso de cassação ou maioria absoluta em caso de suspensão.

TAGS Giro
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo