Polícia Acidente

Caminhoneiro famoso que tombou na BR-116 já foi flagrado sob efeito de drogas e não tem CNH

Por Redação

30/03/2022 às 18:19:28 - Atualizado há

Irmão de caminhoneiro famoso no YouTube tem três multas por dirigir sem a CNH, nos últimos 3 meses, além de registro de uso de drogas há 1 ano. Ele faz parte de família de infratores, apaixonada por caminhões arqueados e conhecida nacionalmente entre os estradeiros

No domingo passado (20/3) um caminhão branco, fabricado pela Scania em 2014, tombou por volta das 6h na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no km 475 em Jacupiranga (SP). Apesar de o veículo ter tombado em local perigoso, o motorista não sofreu ferimentos, apenas escoriações.

O caminhão ficou bastante danificado e a carga de batata espalhada. Poucos minutos depois, por meio das mídias sociais dedicadas aos caminhoneiros, o motorista do caminhão foi identificado e virou título de matéria do Jornal do Caminhoneiro: Irmão do Cabelo Batateiro, Safadão, tomba caminhão na BR-116.

Conhecido como Safadão, Anderson Comiotto faz parte de uma família de caminhoneiros polêmicos conhecidos no YouTube por suas infrações de trânsito e fanáticos por caminhões arqueados (com traseira alta).

O mais famoso é o Cabelo Batateiro, cujo verdadeiro nome é Ademar Comiotto Junior. Ele tem mais de 800 mil seguidores no YouTube. O pai é o Ademar Comiotto, que também divulga vídeos e já tem 90 mil seguidores. Outro caminhoneiro da família é o irmão mais novo do Batateiro, Lucas Comiotto, conhecido como Serrote.

Ao buscar informações sobre o caso, o Estradas.com.br descobriu que Safadão foi multado logo após o tombamento, por não ter habilitação. O mais surpreendente é que ele já tinha sido autuado pela mesma razão em 23 de dezembro de 2021 e 1º de fevereiro de 2022, respectivamente, na BR-116 e BR-101. Mas continua dirigindo normalmente, como revelam inclusive os vídeos publicados pelo próprio irmão.

Nos últimos três meses , foram oito multas somente nas rodovias federais. Dentre elas, duas por trafegar com a traseira arqueada. Justamente uma das infrações que o ministro Tarcísio de Freitas pediu para a PRF "dar um tempo" na fiscalização, por considerar desnecessárias e que não são importantes para a segurança, apesar de engenheiros, inclusive de montadoras de caminhão, além de programa sérios como o do Trucão, mostrarem os riscos dos caminhões arqueados. Sem contar o prejuízo que os acidentes (sinistros) com esses caminhões, como foi o caso, causam ao país.

Há pouco tempo, Cabelo Batateiro deu entrevista para a TV Record e disse que se o carro entrar embaixo do caminhão e bater nos pneus vai funcionar como "airbag". A matéria abordava o risco dessas traseiras levantadas, após um caminhoneiro e sua esposa morrerem embaixo da traseira alta do caminhão do próprio pai. Talvez seja Batateiro o conselheiro de segurança viária do Ministro da Infraestrutura.

O trecho em que Safadão saiu da pista sofreu várias interdições e foi fechado quando guincharam o caminhão, deixando todos os usuários parados, inclusive caminhoneiros. Sem contar que os policiais foram obrigados a ficar no local para dar cobertura e os funcionários da concessionária perdendo tempo atendendo a um irresponsável.

Há 1 ano Safadão foi flagrado sem carteira e dirigindo sob efeito de drogas

Outra multa foi por não respeitar o descanso obrigatório. Fato esse que passou a ter uma relevância maior quando o Estradas.com.br apurou que Safadão tinha sido flagrado 1 ano antes, na mesma rodovia, dirigindo sob efeito de drogas. Naturalmente, sem habilitação, já que está vencida desde agosto de 2019, provavelmente porque não passaria no exame toxicológico de larga janela. Obrigatório desde março de 2016.

Na ocasião da fiscalização, o cronotacógrafo do caminhão (caixa preta dos veículos pesados) não estava aferido, conforme determina a legislação. A situação permanece a mesma até hoje, pelo que o portal apurou junto ao Inmetro. O que comprometeu a checagem do abuso de jornada pelos PRFs.

O relato do ocorrido na abordagem da PRF, em 20 de março de 2021, permite entender a gravidade do comportamento desse caminhoneiro que prejudica a imagem dos motoristas profissionais.

"Durante fiscalização de rotina, equipe realizou abordagem ao veículo MIS-6232, VW/24.250C Pmerechim 8X2, de cor vermelha, porém, registrado como prata, conduzido por ANDERSON COMIOTTO, CPF XXXXXXXXX-43". Em fiscalização minuciosa no interior do veículo, foram encontradas sobre a cama ao lado do banco do motorista, 2 cartelas do medicamento "Nobésio Extraforte", de venda proibida pela ANVISA no Brasil. Cada cartela possui 15 comprimidos, sendo que, em uma delas, 6 unidades já haviam sido consumidas. O medicamento possui como princípio ativo a substância CLOBENZOREX, de uso controlado no Brasil e classificada como droga psicotrópica, configurando, em tese, o crime previsto no Art. 28 da Lei 11.343/2006.

Questionado, ANDERSON informou que teria adquirido uma das cartelas em um posto de combustíveis em Anápolis (GO), recusando-se a informar o valor pago. A outra cartela, segundo ele, teria sido presente de um conhecido.

Sobre a utilização da substância, afirmou que a consome para se manter acordado em viagens longas. Afirmou, porém, que dormiu na noite anterior, não tendo feito uso recente da droga. Pelo disco de tacógrafo apresentado, não foi possível verificar se o condutor respeitou o tempo de descanso mínimo exigido em lei, uma vez que disco diagrama estava vencido, ou seja, os discos estavam todos preenchidos há algum tempo.

ANDERSON possui CNH vencida desde 26/08/2019. Para renovar a CNH, o condutor, por exercer atividade remunerada, precisará se submeter a exame toxicológico. A substância psicoativa CLOBENZOREX é uma das drogas detectáveis nesse tipo de exame.

Por infrações diversas à Lei 9.503/97, o condutor foi autuado com base nos Artigos 162; 221; 230, V; 230, VII; 230, X; 230, XI; 230, XVI; 230, XVII e 230 XXII.

O veículo foi recolhido a pátio PRF por infração ao Art. 230, V do referido Código.

ANDERSON se comprometeu a comparecer em juízo, quando intimado, para se pronunciar sobre o porte da droga, assinando Termo de Compromisso."

Passados 12 meses, Safadão continua sem habilitação e naturalmente não fez o exame toxicológico. Apesar disso e de todas as irregularidades, continua circulando, colocando em risco sua vida e a de terceiros, o que está registrado em numerosos vídeos do canal do seu irmão. Não é sabido se ele de fato compareceu em juízo.

Fica claro que, antes da orientação do ministro Tarcísio de Freitas, a PRF estava fiscalizando a traseira arqueada, a mais visível das infrações, e flagrando situações graves como uso de drogas. Depois da conversa do ministro com o diretor-geral da PRF, não é possível afirmar que o rigor da fiscalização seja o mesmo. Também chama atenção a certeza da impunidade que a família Comiotto cultiva nas rodovias.

Nos vídeos, irmão diz que anda errado e acha graça de Safadão andar a 140km/h

Cabelo Batateiro publica vídeos regularmente andando em excesso de velocidade, filmando a si próprio com o celular enquanto dirige. Num deles, deixou um menino, de 11 anos, dirigir um caminhão. Já fez isso com o próprio filho, que tem 12 anos, e recebeu a visita da polícia, como ele mesmo mostrou em outro vídeo popular. Ele usa qualquer situação para conseguir visualização.

Há pouco mais de 30 dias, Batateiro fez um vídeo "Acelerando com o Safadão". Ele filma, dirigindo sem cinto de segurança, a 132km/h e brinca que não consegue alcançar o Safadão. A viagem ocorre de dia, na BR-101. Além disso, dá risada quando está perto do caminhão do irmão, com a traseira arqueada e diz que está bicado no chão e acrescenta "não tem dinheiro que pague….". Veja uma compilação do caso.

Cabelo Batateiro é considerado uma celebridade entre os que apoiam seu comportamento de não respeitar as leis e dizer, como afirma num vídeo recente: "Eu sou eu e ninguém vai me mudar.."

No vídeo ele afirma: "Eu sempre gostei de caminhão alto, sempre andei errado, não tenho medo de ninguém, não tenho medo de federal….". Realmente, parece ter razão para não ter medo, porque mostra que anda em excesso de velocidade de dia e a noite, em rodovias federais e estaduais.

Em alguns vídeos, admite que estava sem carteira; em outros, que não faz a aferição obrigatória do tacógrafo, além disso, fura pedágio, toma rebite, tudo sem nenhum temor. Inclusive matéria de veículo especializado em caminhoneiros informava que Cabelo Batateiro foi flagrado pela PRF dirigindo sem CNH.

O pai, Ademar Comiotto, tenta defender os filhos no seu canal no YouTube, mas admite que andam em excesso de velocidade e até fala abertamente sobre um sinistro dele mesmo em que estava andando a 120km/h, à noite.

Logo depois do sinistro do Safadão, o pai postou vídeo reclamando dos que criticaram o filho e negando que tenha ocorrido por imprudência. Inclusive ameaça processar alguns críticos. Mas não menciona que o rapaz está com a CNH vencida desde agosto de 2019, quanto mais que foi flagrado drogado.

Batateiro ganha R$ 20 mil do Youtube com vídeos com inúmeras infrações

Como se não bastasse o risco que representa para os usuários das rodovias, Cabelo Batateiro ainda é remunerado pelo Google/YouTube, com a publicidade veiculada no seu canal. Em outro vídeo, diz que ganha só do YouTube mais de R$ 20 mil por mês.


O número das suas visualizações são compatíveis com esse faturamento. Com apenas três anos de canal no YouTube já registrou mais de 135 milhões de visualizações. Enquanto isso, a PRF com dez anos no YouTube tem pouco mais de 5 milhões, ou seja, 27 vezes menos.


Cabelo utiliza o canal e o Instagram em nome da esposa @ isabelacabelobatateiro, com 350 mil seguidores, para divulgar rifas em que chega a oferecer duas possibilidades para o ganhador: escolher entre um Camaro e um caminhão. Não há informações sobre a legalidade dessas rifas que são públicas, portanto provavelmente de conhecimento das autoridades, inclusive Polícia Federal e Receita Federal. Além disso, Cabelo Batateiro também divulga parceiros comerciais, aproveitando seus seguidores.


Quanto tempo vai durar a certeza da impunidade só o tempo dirá. Mas parece que tão cedo nada vai acontecer, ao menos pela manifestação pública do Ministro e preocupação em não desagradar os caminhoneiros do presidente. Resta saber se, na avaliação do presidente, são esses os legítimos representantes dos caminhoneiros.


O Estradas.com.br conversou com dois caminhoneiros que são conhecidos nas mídias sociais mas tem postura completamente diferente e ambos deixaram claro que não concordam com a postura da família Comiotto. " Eles não representam a categoria e prejudicam a imagem dos caminhoneiros.", diz um deles. Outro afirma: " A turma que segue esses caras não são profissionais de verdade".


Mas temem manifestar sua opinião publicamente por represálias dos seguidores dessa família. Até porque o pai, Ademar Comiotto, ameaça de processo regularmente aqueles que criticam o comportamento da sua prole e, com 830 mil seguidores só no canal do Cabelo, é compreensível que tenham receio. Mesmo assim, alguns seguidores continuam criticando.


Cabelo já sofreu vários sinistros e eventualmente mostra as cicatrizes. Em praticamente todos os seus vídeos ele fala de Deus e "Nossa Senhorinha". Uma boa lembrança porque todas as pessoas que circulam nas rodovias, em que gente como ele e sua família estão andando, precisam de proteção divina. Que Deus e Nossa Senhora nos protejam da família Comiotto, já que as autoridades parecem lavar as mãos como Pilatos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo