Política Almirante Tamandaré

Câmara Municipal de Almirante Tamandaré vota errado e pode comprometer a Rua dos Pinheiros

Votação era para ser por maioria absoluta para derrubar veto do prefeito Gerson Colodel

Por Luciana Pombo

30/03/2022 às 15:18:11 - Atualizado há
Fotos: Luciana Pombo

A Rua dos Pinheiros, no Jardim Silvana, em Almirante Tamandaré, recentemente mudou de nome por uma proposição do vereador Amarildo Portes (PRB) e acompanhada pela maioria dos parlamentares. No entanto, ela foi classificada como inconstitucional após pressão dos moradores – que estão no local há mais de 30 anos e não aceitam a mudança para homenagear família que não mora na região. "Acho isso um absurdo. Meu avô foi quem abriu aquela rua na enxada e não recebeu homenagem. Nem as pessoas que ajudaram. Agora querem homenagear outra pessoa. Aquela rua tem história e ali era local de pinheiros nativos – que deram o nome para o local. Não aceitamos", disse Edilto Kaminski, que tem 52 anos, nasceu e cresceu no local.

Marcos Mendes, que tem chácara há 3 anos na Rua dos Pinheiros, ajudou a organizar os moradores descontentes e que estão desde novembro tentando reverter a decisão dos moradores, na Câmara Municipal. A votação ocorreu ontem ainda, mas devido a um erro dos vereadores poderá ter que ser revista. O regimento da Câmara prevê que um veto possa ser derrubado com maioria absoluta dos votos – no caso, com votação favorável a derrubada do veto por oito parlamentares. A votação foi 7x5 e o presidente da Casa, Claudinho Zoinho (MDB), acabou derrubando o veto dizendo que o plenário é soberano.


Ainda esta semana, a Câmara deverá ser notificada sobre o erro oficialmente e a ata terá que ser corrigida. Se não for corrigida, caberá até um mandado de segurança para que o regimento interno seja respeitado.

Saneamento Básico – Durante a sessão plenária, os vereadores leram a chegada da Mensagem 08 do Executivo que prevê a criação de um Plano Municipal de Saneamento básico, com critérios para providências que possam melhorar o saneamento básico da cidade.

Visitas – A sessão teve a visita de quatro vereadores de Rio Branco do Sul.

Outros debates – Foram aprovados ainda os projetos que cria a casa dos conselhos municipais de Almirante Tamandaré, reserva de vaga para táxis e aplicativos nos supermercados, contratação de PSS pelo dobro do tempo atual – de dois para quatro anos, regulamentação do programa Casa Amarela para o Município sob os moldes estabelecidos pelo governo federal.

Sem máscara – Os vereadores decidiram se adequar as novidades dos decretos e permaneceram sem a máscara de proteção durante a sessão plenária.

Ordem do Dia – Ao contrário de todas as câmaras municipais do Paraná, os vereadores de Almirante Tamandaré não repassam a Ordem Do Dia para imprensa e nem cópia de projetos e mensagens de lei. Mesmo quando pedidos. A justificativa – que detona total falta de transparência – é que os projetos serão aprovados e contarão depois do site oficial da Prefeitura. A verdade é que não querem dar o direito ao cidadão de saber o que vai ser votado e opinar antecipadamente sobre o voto dos parlamentares que elegeram. Não se modernizaram e temem fazer.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania