PolĂ­tica G1

Lula se reúne no México com presidente López Obrador

Por Da Redação

02/03/2022 às 18:08:25 - Atualizado hĂĄ
Ex-presidente brasileiro tem agenda de encontros nos próximos dias com lideranças políticas mexicanas. Lula sinalizou que deve definir, no retorno, se oficializa pré-candidatura ao Planalto. Presidente do México, López Obrador, em reunião com Lula na capital mexicana nesta quarta

Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em um café da manhã na Cidade do México nesta quarta-feira (2). Os dois estiveram reunidos por quase quatro horas no Palácio Nacional, sede do governo mexicano.

Pelas redes sociais, Lula disse ter tido um "grande encontro" com López Obrador. Segundo ele, a reunião debateu pautas como "justiça social, combate à fome, irmandade da América Latina e a necessidade de paz no nosso mundo”.

O presidente mexicano também foi às redes e classificou o encontro como “fraterno”. “Estamos unidos pela irmandade dos nossos povos e pela luta pela igualdade e pela justiça”, acrescentou.

Lula chegou ao México na última segunda (28). A comitiva inclui os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercandante, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o senador Humberto Costa (PE).

Ao g1, Gleisi Hoffmann afirmou que a reunião terminou com o compromisso entre Lula e López Obrador de que, governando juntos, estarão “lado a lado para enfrentar o neoliberalismo, colocar os pobres e trabalhadores na centralidade das políticas públicas, defender a soberania e a integração da região”.

“Presenciamos um encontro histórico de dois líderes muito alinhados sobre prioridades e integração da América Latina”, disse.

Mais cedo, pouco antes do encontro, na manhã desta quarta, López Obrador chamou o ex-presidente Lula de “meu amigo”. Na véspera, o presidente mexicano já tinha se referido ao encontro previsto como uma "reunião de amigos".

"Estou indo agora porque meu amigo Lula está esperando, vamos tomar café da manhã", disse besta quarta, encerrando uma tradicional fala com jornalistas no início do expediente.

Ex-presidente Lula e comitiva do PT em reunião com o presidente do México, López Obrador, na Cidade do México

Governo do México/Divulgação

Segundo ele, não haveria “agenda formal” porque Lula não é um representante oficial do governo brasileiro. “[É uma reunião] de quem está buscando que as coisas mudem na América Latina, em toda a nossa América e no mundo”, disse.

“Nós temos simpatia com Lula e sobretudo pelo que representa, e que não se persiga a dirigentes sociais, dirigentes políticos que lutam em favor do povo e que tem que enfrentar a esses grupos conservadores e oligarquias”, afirmou Obrador.

O ex-presidente Lula deve cumprir uma agenda de encontros com lideranças políticas do país.

Ainda nesta quarta (2), ele é esperado na segunda assembleia da Associação Nacional de Legisladores da Quarta Transformação, que deve contar com lideranças do governo e do Morena, partido do presidente López Obrador. Na quinta (3), há previsão de que Lula seja recebido por senadores mexicanos.

Em uma rede social, Gleisi Hoffmann escreveu que os encontros serão pautados pelo fortalecimento das relações latino-americanas.

Novas viagens

De acordo com dirigentes do PT, após retornar do México na próxima semana, Lula deve definir uma agenda de viagens pelo Brasil. O ex-presidente também sinalizou que deve definir se será candidato à presidência da República nas eleições de outubro.

Em entrevista ao jornal "La Jornada" no desembarque em solo mexicano, o petista disse que ainda avalia a disputa ao Palácio do Planalto.

“Eu nunca me veria como presidente antes das eleições, isso seria um grande erro. Sou um ex-presidente que está avaliando, conversando com muitas pessoas [para decidir] se serei candidato novamente, uma decisão que devo tomar quando voltar do México”, afirmou.

Eleições 2022: Conheça os pré-candidatos à Presidência

A ida ao México estava agendada para o início de fevereiro, mas foi adiada em razão do recrudescimento de casos da Covid-19 no Brasil e no México.

Em fevereiro, a equipe de Lula chegou a confirmar a ida do ex-presidente ao Rio de Janeiro. Mais uma vez, os petistas voltaram atrás. Dessa vez, a decisão foi motivada pela tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis.

No último ano, o ex-presidente se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris. Ele também visitou o primeiro-ministro Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol. Em dezembro passado, foi recebido por Alberto Fernández, presidente da Argentina.
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo