Economia Agronegócio

Paraná reduz safra de soja para 11,6 mi t, diz Deral, que eleva estimativa de milho

Por Da Redação

24/02/2022 às 16:15:51 - Atualizado há

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – A produção de soja no Paraná deve alcançar 11,63 milhões de toneladas na safra 2021/22, estimou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), com um novo corte ante os 12,83 milhões apontados em janeiro, e não estão descartadas novas reduções visto que a colheita ainda está em 30% da área.

O volume, se confirmado, representará uma baixa de 41% em relação ante o ciclo anterior (com quase 20 milhões de toneladas), após ocorrência de seca em diversas regiões do Estado causada pelo fenômeno climático La Niña.

A baixa é ainda mais intensa quando comparada ao potencial estimado para a soja no começo desta temporada, disse o economista do Deral Marcelo Garrido.

“A atualização já era esperada devido às condições climáticas que ocorreram, mas hoje vemos uma perda de aproximadamente 45% na produção ante o que era estimado no início da safra”, afirmou.

Segundo ele, com a quebra, esta será a menor safra desde 2011/12.

E provavelmente o número divulgado nesta quinta-feira não deverá ser a projeção final de 2021/22, pois com o andamento da colheita as perspectivas tendem a ficar mais concretas, ou seja, não estão descartadas novas reduções.

“Não necessariamente (haverá mais corte), mas como ainda temos cerca de 70% da área para colher, esse número ainda não pode ser considerado o número final.”

O recuo só não é mais intenso porque o Estado, que é um dos principais produtores de soja do Brasil, teve um leve incremento de 1% na área plantada com a oleaginosa, em relação ao ciclo anterior, para 5,64 milhões de hectares.

MILHO

Para o milho verão, o Deral deixou praticamente estável a projeção no Paraná, de 2,73 milhões para 2,76 milhões de toneladas.

Já para a segunda safra, que está sendo plantada, a expectativa para produção teve uma pequena elevação, de 15,2 milhões de toneladas para 15,54 milhões.

No ciclo anterior, afetado por seca e geadas, a colheita foi de 5,74 milhões de toneladas.

De acordo com o Deral, até o momento, o clima tem contribuído para os trabalhos de semeadura da safrinha, com poucos relatos de replantio, sem relevância.

(Por Nayara Figueiredo)

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo